Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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InVISTA – proporcionando o teste de acuidade visual para crianças de escolas públicas: um relato de experiência
Lorena Praia de Souza Bezerra, Luciana Costa Pinto da Silva, Iuri Matias Oliveira Schreiner, Isabelle Louise da Cruz Lopo de Figueiredo, Lázara Gabriela Oliveira Silva, Ana Carolina Queiroz Cândido da Silva, Marcos Jacob Cohen, Valéria Priscila Neves de Souza

Última alteração: 2018-05-30

Resumo


INTRODUÇÃO

A visão apresenta-se como um dos importantes sentidos do ser humano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 7,5 milhões de crianças em idade escolar sejam portadoras de algum tipo de deficiência visual e apenas 25% delas apresentem sintomas. Além disso, pode-se perceber que grande parte destas crianças não são diagnosticadas precocemente e, muitas vezes, possuem baixo rendimento escolar; podendo haver ligação com a deficiência ocular. Sendo assim, foi proposto a realização de uma ação que identifique, através do Teste de Snellen, os alunos que possuem baixa acuidade visual em escolas públicas. Nossos objetivos são oferecer consulta oftalmológica básica, através de perguntas e aplicação do teste de Snellen, para crianças de escolas públicas que não tem a oportunidade ou conhecimento deste tipo de atendimento; e identificar os alunos com alteração da acuidade visual.

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Anteriormente à ação, realizou-se uma capacitação para os voluntários com um profissional especialista, com o objetivo de sanar todas as dúvidas sobre a realização do teste de acuidade visual. A ação consistiu no deslocamento de alunos de medicina à uma escola local de ensino fundamental. Foi realizada uma anamnese oftalmológica básica, e, logo após, o Teste de Snellen. Houve uma grande adesão por parte da escola e pelos alunos, demonstrando ser uma necessidade real para esta realidade.  Ao final da atividade, os voluntários receberam um questionário para avaliar sua satisfação com o resultado da ação, e se havia contribuído com seu conhecimento sobre a área.

RESULTADOS

Do total de 85 crianças submetidas ao exame de triagem, 15 crianças (17,64%) apresentaram baixa acuidade visual em ao menos um dos olhos, sendo 14 (16,47%) encaminhados para o atendimento oftalmológico. Os alunos restantes, que não apresentaram alterações, receberam orientações quanto à importância da reavaliação oftalmológica periódica. Entre os voluntários da ação, 100% relataram se sentir aptos em realizar o Teste de Snellen após a atividade, além de destacarem que foi muito importante para aprender um pouco mais sobre a profissão e participariam novamente da ação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A importância de obtermos dados sobre a acuidade visual está altamente correlacionada na educação das escolas públicas, pois a deficiência na visão é um agente que interfere de maneira significativa no processo de aprendizagem e no desenvolvimento psicossocial das crianças. Além disso, a relevância para os voluntários da ação está na possibilidade de expansão do seu campo de atuação e conhecimento, principalmente relacionado a grandes projetos que à saúde, tanto preventiva quanto curativa.


Palavras-chave


saúde pública; acuidade visual; inovações em saúde;