Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
GINÁSTICA, SAÚDE E LAZER: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DA GINÁSTICA PARA TODOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SANTARÉM
Taynara Cristina Mouzinho Amaral, Patrícia Reyes de Campos Ferreira, Ângela Maria de Lima Monteiro

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: O presente estudo tem como objetivo apresentar a proposta de trabalho com a ginástica para todos, no Projeto de Extensão “Escola de Ginástica” do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará, Campus Santarém. Este é um projeto de extensão universitária de natureza acadêmica, voltado para a disseminação e capacitação dos discentes em atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvido desde o segundo semestre de 2014. Atende em média 40 alunos, divididos em duas turmas de crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 15 anos. Conta com a participação de 8 acadêmicos e uma docente coordenadora, que se reúnem semanalmente para planejamento, vivência e organização das aulas que ocorrem no decorrer do semestre letivo. Desenvolvimento: O projeto tem como objetivo apresentar a Ginástica para Todos à comunidade acadêmica e geral, considerando esta, uma modalidade esportiva sem fins competitivos, que promove a participação de todos, respeitando suas limitações e permitindo a exploração da criatividade, além de contribuir na socialização, desenvolvimento motor e sócio-afetivo de seus praticantes, proporcionando ainda, diversão e prazer na sua realização. Por entender que o sedentarismo, é hoje, um problema de saúde pública, que acarreta em consequências maléficas para a saúde do indivíduo e de toda uma comunidade, pensamos em propor uma atividade em que as crianças e adolescentes, possam vivenciar diferentes formas de movimento, tornando essa prática como algo importante em suas vidas, como um bom hábito para o futuro e a criação e manutenção de um estilo de vida saudável e com mais qualidade de vida. Resultados: A participação das crianças e adolescentes no projeto nos permite perceber a experiência deles como uma forma de lazer, trazendo seus benefícios físicos e psicológicos, tais como o bem-estar-físico, a força e a coordenação, mas gerando também o sentido de aquisição de novos conhecimentos. A metodologia utilizada nas aulas, permite que seus participantes desenvolvam o autoenriquecimento, o engrandecimento da autoimagem e o sentimento de aquisição de valores novos, pois buscamos entender que nosso aluno, assim como nós professores, somos movimento, portanto, cheio de nuances, possibilidade e limitações, tanto na ginástica como no dia-a-dia que nos influencia constantemente. Considerações Finais: Dessa forma, as aulas propostas através da ginastica, se caracterizam como uma expressão artística humana, de grande relevância social, sendo um espaço de possibilidades de trocas de conhecimento e movimentos, que resultam em inúmeras comunicações e expressões entre seus praticantes e os que nela estão envolvidos de alguma forma. Assim, privilegiam que o processo de criação e recriação do movimento aconteça com maior coerência e uma busca de sentidos a partir das diferentes práticas de vida.

Palavras-chave


ginástica;saúde; criatividade; lazer