Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INCENTIVO A PRÁTICA DA PESQUISA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Ângela Maria de Lima Monteiro, Taynara Cristina Mouzinho Amaral, Patrícia Reyes de Campos Ferreira

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: As metodologias de ensino nas universidades variam bastante, principalmente quando se fala da formação de docentes a metodologia utilizada pelo curso que deve instigar ainda mais a busca autônoma para a construção do conhecimento. No curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado o Pará (UEPA) - campus XII no município de Santarém, no primeiro semestre do ano de 2016, foi implantado o Seminário Interdisciplinar, que tem como foco envolver as disciplinas do semestre de cada turma, sendo assim, a turma recebe um tema geral e os grupos de alunos ficam responsáveis por desenvolver um subtema relacionado ao tema central. O objetivo deste estudo é relatar a importância da interdisciplinaridade e da prática de pesquisa na formação acadêmica, trazendo como exemplo um seminário interdisciplinar do curso de Educação Física. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. No semestre de estreia do seminário foi dado a nossa turma o tema: “Espaços de lazer na cidade”, em que foi sorteado 5 localidades que possivelmente ocorriam atividades de lazer. O local que o nosso grupo foi responsável por pesquisar foram nas ciclovias de Santarém. Coube a nós e aos demais grupos e seus locais de pesquisa, investigar as atividades de lazer que ocorriam no local, a população que frequentava o local e os órgãos públicos competentes. Cada grupo orientado pelos professores das disciplinas do semestre, no caso a disciplina de Estudos e Métodos do Lazer, Fundamentos Sociológicos na Educação Física, Pesquisa e Prática Pedagógicas II e fundamentos e Métodos do Esporte, procurou o melhor caminho para alcançar os objetivos propostos. Para aprofundar os conhecimentos acerca das ciclovias de Santarém buscamos entrar em contato com as secretaria de lazer, secretaria de mobilidade e trânsito e secretaria de infraestrutura do município e também entrevistamos os usuários das ciclovias. Relacionamos as entrevistas e formatamos a pesquisa em modelo de artigo científico o qual foi apresentado no auditório da universidade frente à todos os professores da turma e demais discentes da universidade. Assim, o seminário dá a oportunidade ao aluno de se deparar com todas as etapas de uma pesquisa científica, desde a elaboração de objetivos, a busca por alcança-los, a análise dos dados e apresentação dos mesmos para a sociedade acadêmica.  Resultados: O seminário interdisciplinar traz como um dos seus pilares a importância do universitário ir além dos muros da universidade e está em contato com a comunidade, para assim ter noção da realidade em que se encontra e do seu papel como profissional.  Considerações Finais: O seminário interdisciplinar além de proporcionar uma nova visão para os acadêmicos como pesquisadores, traça essa importante relação entre a pesquisa acadêmica e comunidade.

Palavras-chave


pesquisa; ensino; interdisciplinaridade