Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO INCENTIVO A PRÁTICA DA PESQUISA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Apresentação: As metodologias de ensino nas universidades variam bastante, principalmente quando se fala da formação de docentes a metodologia utilizada pelo curso que deve instigar ainda mais a busca autônoma para a construção do conhecimento. No curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado o Pará (UEPA) - campus XII no município de Santarém, no primeiro semestre do ano de 2016, foi implantado o Seminário Interdisciplinar, que tem como foco envolver as disciplinas do semestre de cada turma, sendo assim, a turma recebe um tema geral e os grupos de alunos ficam responsáveis por desenvolver um subtema relacionado ao tema central. O objetivo deste estudo é relatar a importância da interdisciplinaridade e da prática de pesquisa na formação acadêmica, trazendo como exemplo um seminário interdisciplinar do curso de Educação Física. Desenvolvimento: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. No semestre de estreia do seminário foi dado a nossa turma o tema: “Espaços de lazer na cidade”, em que foi sorteado 5 localidades que possivelmente ocorriam atividades de lazer. O local que o nosso grupo foi responsável por pesquisar foram nas ciclovias de Santarém. Coube a nós e aos demais grupos e seus locais de pesquisa, investigar as atividades de lazer que ocorriam no local, a população que frequentava o local e os órgãos públicos competentes. Cada grupo orientado pelos professores das disciplinas do semestre, no caso a disciplina de Estudos e Métodos do Lazer, Fundamentos Sociológicos na Educação Física, Pesquisa e Prática Pedagógicas II e fundamentos e Métodos do Esporte, procurou o melhor caminho para alcançar os objetivos propostos. Para aprofundar os conhecimentos acerca das ciclovias de Santarém buscamos entrar em contato com as secretaria de lazer, secretaria de mobilidade e trânsito e secretaria de infraestrutura do município e também entrevistamos os usuários das ciclovias. Relacionamos as entrevistas e formatamos a pesquisa em modelo de artigo científico o qual foi apresentado no auditório da universidade frente à todos os professores da turma e demais discentes da universidade. Assim, o seminário dá a oportunidade ao aluno de se deparar com todas as etapas de uma pesquisa científica, desde a elaboração de objetivos, a busca por alcança-los, a análise dos dados e apresentação dos mesmos para a sociedade acadêmica. Resultados: O seminário interdisciplinar traz como um dos seus pilares a importância do universitário ir além dos muros da universidade e está em contato com a comunidade, para assim ter noção da realidade em que se encontra e do seu papel como profissional. Considerações Finais: O seminário interdisciplinar além de proporcionar uma nova visão para os acadêmicos como pesquisadores, traça essa importante relação entre a pesquisa acadêmica e comunidade.
Palavras-chave
pesquisa; ensino; interdisciplinaridade