Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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MÚSICA PARA PREVENÇÃO DE CÁRIE.
Andreza Martins de Souza, HANNO FREIRE PETERSON, HANNO FREIRE PETERSON, Nara Munik de Oliveira Martins, Nara Munik de Oliveira Martins

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Dentro da área da saúde, atividades complementares são entendidas como um conjunto de cuidados e práticas como parte das atividades e técnicas convencionais. Atualmente, houve grandes avanços no uso de práticas integrativas e terapêuticas no tratamento para reabilitação da população, dentre elas: hidroginástica, acupuntura, Yoga, meditações, massagens e música. A música deve ser entendida como recurso que pode ser aplicado na área da saúde como uma intervenção de baixo custo, não farmacológica e não invasiva, que pode promover um processo de desenvolvimento que visa à saúde da criança, da família e dos trabalhadores.

É relevante e fundamental o papel da educação em saúde para a prevenção da cárie dentária, os indivíduos necessitam de motivação e empoderamento para adoção de hábitos que previnam de constante o desenvolvimento das lesões de cárie dentária. Neste contexto o profissional de saúde exerce papel importante, e quando é possível utilizar métodos mais atraentes ao público é possível obter resultados mais favoráveis.

Musicoterapia pode auxiliar na organização do poder de escolha dos indivíduos, motivando-os a tomada de decisões positivas para prevenção da cárie. A musicoterapia é bastante diversa, tem sido usada com frequência não só em educação especial, reabilitação, psiquiatria , geriatria e gerontologia, mas também em outras áreas como acompanhamento às mães e pais no pré-natal; estimulação essencial com bebês em creches e outras instituições; atendimento a deficientes mentais e sensoriais, autistas; clínicas e hospitais na área da saúde mental; recuperação de dependentes químicos (drogas e álcool); na assistência à deficientes físicos em instituições de reabilitação, doença de Parkinson; atendendo pessoas com câncer e AIDS; atuando com idosos; no desenvolvimento pessoal, aprofundando a vivência do processo criativo e as relações interpessoais; área social, com meninos e meninas de rua e menores infratores, pacientes hipertensos   no auxílio a tratamento da dor crônica.

É importante sensibilizar o paciente, a comunidade em relação à responsabilidade e aos cuidados com sua própria boca, despertando o interesse pela saúde bucal, estimulando mudanças de comportamento, práticas positivas, e desta maneira proporcionar a prevenção adequada da cárie dentária. Neste contexto a escola se configura como espaço adequado para prática de técnicas e utilização de recursos adequados, como a musicoterapia para alcançar resultados positivos e agradáveis visando sempre à melhoria na qualidade de vida e bem-estar de crianças e de forma indireta das famílias. Assim a arte, representada pela música, pode desconstruir rótulos, quebrar barreiras, nos aproximar de outras práticas, nos ensinar a ter percepção e capacidade de mudança de atitude, a música pode se configurar como uma excelente ferramenta de educação em saúde para prevenção da cárie dentária.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Foi desenvolvida atividade de Educação em Saúde Bucal Coletiva de forma lúdica educativa explorando a musicoterapia (Paródias) em ambiente escolar para educandos do ensino fundamental da escola pública Escola Fábio Lucena Pereira de Lucena Biterncourt localizada na zona Oeste de Manaus. A atividade de educação em saúde bucal coletiva, musicoterapia, proposta foi escolhida a partir dos seguintes critérios:

 

a)      Simplicidade;

b)      Interatividade,

c)      Fácil execução,

d)      Baixo custo.

Participaram da atividade estudantes devidamente matriculados (as) na Escola Fábio Lucena Pereira De Bittencourt e frequentando as aulas regularmente , com  idade entre 09 e 12 anos,  cursando até o 7º ano do ensino fundamental;

Antes do início das atividades de educação em saúde foi aplicado, em sala de aula, um questionário sobre cárie dentária e alimentação saudável, a todos os participantes da pesquisa.

O grupo foi composto por uma turma de 30 estudantes que participaram desenvolvendo  e avaliando a atividade de musicoterapia, que foi realizada em forma de oficina, minutos antes da atividade foi aplicado o questionário , avaliação pré-atividade a cada um dos educandos em sala de aula.

As músicas que foram trabalhadas no presente estudo foram escritas em forma de paródia, abordando temas sobre a prevenção da cárie e aplicação do flúor, a partir de canções já existentes, sendo elas: Sosseguei (Jorge e Mateus); Sim ou Não (Anitta); Despacito (Luis Fonsi); O Mar Parou (Michel Teló); Acordando o prédio (Luan Santana); Vou Dar Virote (Wesley Safadão); Entre tapas e beijos (Leandro e Leonardo); Ai, se eu te pego (Michel Teló) e Tic Tic Tac (Banda Carrapicho). Os grupos de educandos ficaram dispostos em uma roda de leitura para apresentação da letra e ritmo das músicas, esta atividade teve duração e tempo aproximado de até 1h. O mediador realizou a apresentação das letras das músicas, com interpretação junto a dos alunos e foi permitido sanar dúvidas junto ao mediador, pesquisador.

As letras das músicas foram entregues para cada participante do grupo. Ao final da atividade, foi solicitado ao grupo de educandos responder a um questionário avaliativo, individual, acerca da atividade realizada. E somente após duas semanas o questionário, foi reaplicado como avaliação pós-atividade, aplicado a cada um dos educandos em sala de aula.

RESULTADOS

A partir desta experiência pode-se oferecer à comunidade científica e aos de saúde, em especial da área de odontologia, uma forma diferenciada de se trabalhar na prevenção da cárie dentária e motivação aos hábitos de higiene bucal, através da musicoterapia.

A atividade teve um baixo custo, foi feita de uma forma simples, se mostrou uma experiência com resultado significativo, uma vez que alcançou o objetivo de levar informações de educação em saúde às crianças, a musicoterapia revelou se uma importante estratégia para o ensino e para a aprendizagem, estimulando e favorecendo o aprendizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A atividade pode contribuir para expansão e melhoria da higiene bucal, através de métodos simples e de baixo custo, como a musicoterapia, visando atender todas as classes sociais.

Os questionários elaborados apresentaram resultados satisfatórios para o entendimento acerca da prevenção da cárie e os cuidados com a higiene bucal, apresentando índices relevantes, o que nos permite a reprodutibilidade da técnica possibilitando a cada criança exercer um papel multiplicar de informações dentro da sua família.

Utilizando a música como uma ferramenta e meio de comunicação pode-se alcançar o objetivo de multiplicar informações de temas para a prevenção da cárie, visto que, na ampla área da saúde já vem sendo utilizada, porém, na área de odontologia tal prática ainda precisa ser ampliada, pois ao se aplicar ferramentas lúdicas em qualquer atividade, surge o interesse das crianças e o aprendizado fica facilitado.


Palavras-chave


Cárie dentária, Prevenção, Educação em Saúde, Musicoterapia