Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Produção de vídeo documentário no ensino sobre políticas afirmativas em saúde
jarbas goes nunes, sandra bonfim queiroz

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O ensino em políticas afirmativas em saúde tem sido um desafio na construção de uma universidade mais democrática, e na formação de profissionais comprometidos com direito ao acesso e qualidade dos serviços de saúde. A Universidade Estadual de Saúde de Alagoas (uncisal) se comprometeu desde 2011 a abordar transversalmente em sua estrutura curricular e em disciplinas específicas conteúdos e vivencias ligados a temas que envolvem gênero e educação étnico racial, no sentido de formação de profissionais de saúde aptos a atuarem de maneira ética e qualificada num cenário de diversidade social próprio do Estado de Alagoas. Dentre estas experiências destaca se o módulo de ética e alteridade em saúde, desenvolvido com integração dos diversos cursos de saúde, com propostas de vivencias práticas e teóricas junto a temas que envolvem o desenvolvimento das políticas afirmativas em saúde e democratização do acesso a saúde. Neste sentido, nosso objetivo aqui é fazer um relato de experiência do módulo, no sentido de apresentar e discutir sobre a construção deste espaço curricular juntos aos alunos de nossa universidade. A proposta é trocar experiências quanto a estratégias e metodologias de ensino do tema na formação dos profissionais de saúde, focando na produção de vídeos como uma possibilidade metodológica privilegiada. Justifica-se em vista de ser um tema ainda pouco trabalhado na formação em saúde, normalmente comprometida com o viés biomédico, e que por vezes ignora aspectos culturais e éticos que desafiam o cotidiano da atenção à saúde. Para isso apresentaremos de maneira geral a disciplina e discutiremos a partir das vivências as vantagens e dificuldades com relação ao uso de produção de vídeo documentário como estratégia metodológica. O modulo de ética e alteridade em saúde possui uma carga horária de 60 horas e é desenvolvido de maneira integrada entre os cursos de medicina, fisioterapia, fonoaudiologia e Terapia ocupacional, de forma tutorial e com metodologias ativas. No inicio da implantação da disciplina, mesmo com uma avaliação positiva, os alunos queixavam-se da pouca vivencia junto aos grupos e contextos tratados em sala de aula. Foi então que surgiu a ideia de produção de vídeos, numa perspectiva tutorial e imersão em campo. Após oficinas de produção áudio visual, os alunos logo no inicio da disciplina demarcam temas numa perspectiva interseccional, tais como: saúde da mulher de terreiro, Ser mulher indígena, luta pela saúde entre transexuais negras. Após a etapa da construção do tema de cada equipe, os alunos e alunas vão a campo sob tutoria para contrução do campo e do roteiro, com a missão de desenvolver um documentário sobre cada tema e fazer monitoria do tema junto ao restante da turma. O final da disciplina é marcado por um evento de extensão que movimenta toda universidade e marca uma grande troca de experiências e debates sobre as vivências de cada equipe. A cada semestre a qualidade dos vídeos tem marcado o encontro e abre espaço para o debate sobre a democratização da saúde e qualificação do profissional junto a populações especificas.

Palavras-chave


políticas afirmativas em saúde