Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O ACADÊMICO COMO PROTAGONISTA: VIVÊNCIA NA LIGA ACADÊMICA DE DOENÇAS INFECTO PARASITÁRIAS EM ENFERMAGEM
Adamerflan Gouveia de Sene, Sílvia Furtado de Oliveira, Margarete Knoch Mendonça

Última alteração: 2017-10-24

Resumo


Apresentação: A Liga Acadêmica de Doenças Infecto Parasitárias em Enfermagem (LADIPE) foi criada por discentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, os acadêmicos atuam inseridos em diversas coordenadorias, as quais ajudam nas distribuições de responsabilidades entre os integrantes, sendo elas: científica, administrativa e mídia, onde  a coordenadoria científica é composta por acadêmicas que já cursaram o módulo de vigilância em saúde, e isso é justificado pelo fato de que as mesmas apresentam uma maior experiência teórico-prática no que diz respeito aos assuntos trabalhados pela liga, sendo responsáveis também por exercer o papel de mediadoras e pela interligação do grupo com a coordenadora docente. Objetivo: Relatar a experiência como coordenadoras científicas pela LADIPE, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência como coordenação científica na liga, desenvolvida no período de 2015-2016. Impactos: Apesar de ser tão divulgada a tríade indissociável de ensino-pesquisa-extensão da unidade de ensino, percebemos que há um conjunto de aspectos sociais, econômicos e emocionais que transcendem esses pilares-base que são colocados com pré-requisitos no funcionamento e oferecimento das atividades propostas, pois um conjunto de habilidades inerentes ao enfermeiro, são trabalhadas, mesmo que indiretamente através das diversas atividades desenvolvidas com o grupo. Considerações Finais: É perceptível o quanto o ato de protagonizar as atividades na liga agrega habilidades e valores indispensáveis à formação acadêmica.  Desta forma, a todo momento há um aprimoramento dos papéis do acadêmico enquanto líder, pois o mesmo passa a buscar conhecimento e habilidade para direcionar e motivar o grupo no desenvolvimento de suas tarefas; enquanto comunicador e mediador de conflitos, pois a comunicação dentro do grupo é crucial para que se mantenha a harmonia no desenvolvimento das atividades sem que se dispersem do foco; tomada de decisão, pois enquanto coordenação científica, há necessidade da busca pelo conhecimento no campo da vigilância, para que sejam tomadas as decisões que visem o crescimento do grupo, no que diz respeito tanto ao teórico quanto ao prático. Com isso nota-se que o envolvimento dos acadêmicos com as ligas e demais projetos de pesquisa, ensino e extensão é fundamental para o seu processo de formação, já que estes permitem a integração da teoria com a práticas e proporciona espaços ricos de aprendizagem, favorecendo o protagonismo e uma visão interdisciplinar e integrada ao social.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; desempenho acadêmico; habilidades sociais.