Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Promoção de saúde em uma associação de mulheres indígenas no município de Manaus-Am
Marineide Santos de Melo, Luana Sanches da Costa, Lázara Gabriela Oliveira Silva, Flávio Renan Paula da Costa, Ana Paula de Souza Lima, Elyson Enrique Campos de Moraes, Mariana Borges Dantas, Antônio Pádua Quirino Ramalho

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação e objetivo: O acadêmico de medicina deve ter a capacidade de aliar o conhecimento teórico à prática. Porém, isso se torna difícil, já que as grades curriculares dos cursos de medicina ainda são deficientes em relação a associação da prática com a teoria principalmente no ciclo básico do curso de medicina. É importante que o profissional médico conheça o meio em que os seus pacientes estão inseridos para assim entender os determinantes sociais do processo saúde doença. Para isso, é necessário que os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de medicina, além das suas políticas de gestão, atendam à necessidade de treinar os futuros médicos na compreensão das singularidades sociais dos seus pacientes. Mas essa tarefa não é fácil já que os acadêmicos estão acostumados a observar apenas o lado biológico da doença. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência da realização da prática da disciplina de saúde coletiva IV, em uma associação de mulheres indígenas da cidade de Manaus.

Descrição da experiência: Realizaram-se atendimentos as mulheres indígenas da Associação de Mulheres indígenas do Alto Rio Negro na cidade de Manaus com uma turma de 56 graduandos do curso de medicina na Disciplina de Saúde Coletiva. Foram realizadas consultas com anamnese e exame físico, solicitação de exames de acordo com a necessidade da paciente, prescrição de medicações, aferição de pressão arterial e medida de glicemia capilar, além de orientações de promoção da saúde e prevenção de doenças. Todas as condutas ocorreram com supervisão do professor médico responsável pela disciplina.

Resultados e/ou impactos: Ao submeter os alunos a realidade das mulheres indígenas da associação, houve evidente saída da monotonia da sala de aula. Acredita-se, que as práticas de vivência na graduação médica são necessárias ao submeterem o aluno a outras realidades, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina em que se prevê a importância de inserir o aluno em atividades práticas relevantes para a sua formação, além de fazer uso de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem na finalidade de vivenciar cenários e situações variadas.

Considerações finais: Ressalta-se a importância e a necessidade de colaboração e disseminação de novas formas de ensino médico pela Universidade, já que as ações foram uma iniciativa isolada da disciplina em parceria com os estudantes.


Palavras-chave


formação médica, assistência, promoção de saúde