Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O estilo de pensamento em saúde dos técnicos em saúde formados pelo MST
Gislei, siqueira knierim, Marco Aurélio Da Ross

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O Presente trabalho de pesquisa se propôs a analisar os estilos de pensamento (EP) em saúde dos técnicos em saúde formados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Brasil, a partir dos egressos de dois cursos de formação profissional desenvolvidos pelo coletivo de saúde do MST, o Curso Técnico de Saúde Comunitária, desenvolvido no Instituto de Educação Josué de Castro, e o Curso Técnico em Meio Ambiente, com ênfase em saúde das populações do campo.

A grande questão norteadora do trabalho foi: o MST, a partir de seus processos de formação em saúde, tem conseguido introduzir um novo estilo de pensamento em saúde capaz disputar a hegemonia dentro da própria sociedade, como estratégia de disputa de ocupação de espaços significativos para a conquista de melhorias para os trabalhadores e para o acúmulo de experiências exitosas e projetos alternativos que deem densidade as lutas da classe trabalhadora?

Essa questão foi entendida e debatida a partir de duas chaves de leitura, o entendimento da história, que tornou possível construir o EP e o conceito de estilo de pensamento enquanto categoria de análise baseada na epistemologia de Fleck.

Esta foi uma pesquisa qualitativa, na qual utilizou-se de entrevistas semiestruturadas em um universo de seis educandos de cada curso, sendo metade homens e metade mulheres, e de documentos sobre os cursos e instituições envolvidas na formação.

A partir da análise do material, identificou-se a determinação social da saúde como fundante do estilo de pensamento dos educandos, com diferentes matizes, que podem ser atribuídas à ênfase da intencionalidade pedagógica de cada curso, articuladas com o processo histórico individual e coletivo de cada educando. Para apresentar os achados construíu-se um quadro síntese.

 


Palavras-chave


Estilo de Pensamento em Saúde; MST; Formação profissional em saúde do campo; Determinação social da saúde