Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CENTRO DE REFERÊNCIA EM POLÍTICAS SOBRE DROGAS (CRR II) NO PARÁ E A EDUCAÇÃO PERMANENTE DE PROFISSIONAIS DA REDE INTERSETORIAL PARA O ACOLHIMENTO E CUIDADO A PESSOAS QUE USAM DROGAS
José de Arimateia Reis, Pedro Paulo Freire Piani, Ana Cleide Guedes Moreira

Última alteração: 2017-10-26

Resumo


O CRR II para Formação em Políticas sobre Drogas da Universidade Federal do Pará é voltado à educação permanente de atores governamentais, não governamentais e lideranças comunitárias que atuam na prevenção, cuidado e inserção social de pessoas com uso problemático de drogas. A experiência formativa realizada buscou uma nova configuração, acionando a participação ativa dos profissionais da rede com as diretrizes da política nacional. Objetivo: Promover formação ativa e pesquisa na perspectiva da política nacional sobre drogas. Metodologia: Realização de 09 processos formativos na região metropolitana de Belém e Ananindeua, 2 oficinas em Santarém e 02 seminários. Etapas dos processos formativos: 1- Teórico-conceitual (com exposições, rodas de conversa e matriciamento da intervenção em rede); 2- Oficinas de Escuta e Oficina de Linguagens. Uma pesquisa está em andamento e avaliará o impacto da formação no acolhimento e no cuidado à população beneficiária da política sobre drogas. Resultados: A participação dos profissionais da rede intersetorial, num total de 643, se deu de forma ativa com envolvimento nas atividades formativas e destaque para as Oficinas de Escuta e Oficinas de Linguagens, que trabalharam os casos atendidos pelos profissionais e o corpo como agente terapêutico capaz de assumir novas perspectivas. A desistência na formação foi de 5%, considerada baixa. As metodologias participativas foram os pontos fortes do processo, promovendo o envolvimento intenso dos trabalhadores, a reflexão crítica e o posicionamento enquanto coresponsáveis por mudanças no acolhimento e cuidado nos serviços às pessoas que usam drogas.


Palavras-chave


Educação Permanente; Políticas sobre drogas; Acolhimento; Cuidado; Metodologias ativas.