Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO EM CÁRIE DENTÁRIA (ceo-d) EM CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS NAS CRECHES MUNICIPAIS MANOEL OCTÁVIO RODRIGUES DE SOUZA E MAGDALENA ARCE DAOU EM MANAUS-AM.
Mayara Costa Sousa, Alessandra Andrade Pires, Roselia Tinoco da Silva, Adriana Beatriz Silveira Pinto, Angela Xavier Monteiro, Lauramaris de Arruda Regis Aranha, shirley Maria de Araujo Passos

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


O estudo aborda o levantamento epidemiológico em cárie dentária (ceo-d) em crianças de 3 a 4 anos matriculadas nas creches municipais Manoel Octávio e Magdalena Arce Daou em Manaus-Am. Teve como objetivo determinar a prevalência da cárie dentária e a necessidade de tratamento de crianças de 3 a 4 anos     matriculadas nestas creches, uma vez que as mesmas participaram de um programa de educação em saúde, o programa crescendo sem cárie. Previamente à pesquisa, o projeto foi submetido ao comitê de ética em pesquisa e aprovado com número do CAAE: 63451716.0.0000.5016, foi solicitada autorização da direção das creches  e colhida a anuência dos respectivos responsáveis de todas as crianças de 03 a 04 anos matriculadas, mediante listagens fornecidas pelas duas instituições conforme o termo de consentimento livre e esclarecido. Foi realizado o levantamento epidemiológico e exames clínicos da cavidade oral das crianças nas salas de aula, examinando à presença de cárie segundo os critérios da OMS. As observações foram transcritas para uma ficha clínica padronizada, conforme as codificações estabelecidas. Os dados foram submetidos à análise estatística utilizando o software spss versão 20.0 para Windows e como resultado obteve-se 63% de crianças livres de cárie. O ceo-d foi 1,22, a maior prevalência de cárie foi no gênero masculino 44%. O maior percentual de necessidade de tratamento foi a indicação de restauração de uma superfície dentária, seguida de remineralização do elemento dentário. O SIC (significant caries index) foi de 3,6 maior que o índice de ceo-d encontrado. Com este estudo conhecemos o perfil da saúde bucal dessas crianças, levando em conta a orientação recebida pelas crianças, pais e professores, feita pelo programa crescendo sem cárie, sobre saúde bucal.


Palavras-chave


cárie dentária; epidemiologia; pré-escolares