Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O NÚCLEO DE PESQUISA CIENTIFICA COMO FORMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
JOYCE OLIVEIRA SOUSA, GABRIELA DA SILVA ARAÚJO, FELIPE FERREIRA DOS SANTOS, HUGO JARDEL DE LIMA, DENYS PEREIRA FRAZÃO, CLYSLANE ALVES FRANÇA, JOSONILTON COSTA RÊGO, JOELSON DOS SANTOS ALMEIDA

Última alteração: 2018-01-16

Resumo


A educação permanente constitui um diferencial profissional independente da categorização profissional e refere-se a qualquer natureza e ou modalidade de aquisição e ampliação de conhecimentos relacionados a uma temática.A qualificação profissional e a educação permanente passam a integrar a realidade diária dos profissionais em saúde, entretanto estas terminologias possuem conceitual interrelacionados e integrativos.O núcleo de pesquisa científica corresponde à reunião de um grupo de pessoas com finalidade de investigação conjunta a cerca de linhas de pesquisa estabelecidas e configura uma modalidade de educação permanente e qualificação profissional principalmente por permitir expandir os saberes teóricos, práticos e cientificos de seus participantes. O objetivo deste estudo relacionar e dimensionar a instalação de núcleos de pesquisa cientifica como forma de diferencial e  qualificação profissional.Trata-se de um relato de experiência e revisão de literatura a partir da associação de publicações cientificas originadas de bases de dados indexados como Scielo,Pubmed,Bireme,Medline e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) contemplando relato de casos, grupos de pesquisas, pesquisas de campo, revisões sistemáticas de literatura e revisões bibliográficas;os descritores utilizados foram :educação permanente,núcleo de pesquisa e qualificação profissional. O período de desenvolvimento do estudo foi de outubro à dezembro de 2017.O perfil do profissional de saúde exige constantes renovações preconizando adequar-se à evolução tecnológica e a necessidade de diferencial profissional. Os núcleos de pesquisa científica caracterizam-se por ser espaços que reúnem pessoas por excelência e que objetivam desenvolver a curiosidade científica e o espírito investigativo, instigando a busca e a formulação de hipóteses acerca de um tema. Os membros integrantes de um núcleo de pesquisa não somente ampliam os horizontes de conhecimento teórico quanto absorvem e disseminam as experiências dos demais através do estabelecimento do debate e do contato interpessoal durante as reuniões a serem realizadas. As linhas de pesquisa pré-determinadas na constituição do núcleo de pesquisa estabelecem um ponto norteador de temática, entretanto como a ciência está em constante evolução e proporciona a resolução de problemáticas que afligem a sociedade como  um todo o conhecimento se amplia diariamente e a educação atua como fator estruturador e transformador de realidades e cotidianos.Na atualidade, a educação continuada e permanente tem sido apontada como essenciais para a qualidade da assistência à saúde e vital para a qualificação de vida de uma população, tanto aos que prestam assistência como aos que são assistidos. Os conhecimentos científicos associados à vivência prática contribuem no enriquecimento profissional e pessoal, assim o profissional de saúde integrante de um núcleo de pesquisa passa a carregar consigo as vivências práticas aliadas à teoria. As experiências de vida prática compartilham muito mais que impressões pessoais confrontam conceitos e possibilitam colocar cada individuo na realidade do outro, propiciando o amadurecimento intelectual e instigando a busca pessoal, qualificação profissional dos e a educação permanente.


Palavras-chave


educação permanente;núcleo de pesquisa;qualificação profissional.