Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ESTUDO SOBRE ACIDENTES DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOCICLETAS ATENDIDOS PELO SAMU DE SANTARÉM-PARÁ ENTRE OS ANOS DE 2013 A 2016
Itamara Rodrigues Moura, Gabriel Sousa de Paiva, Railany Pereira Silva Benoá, Samaroni Brelaz Feitosa

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Com os sistemas de transportes públicos cada vez mais deficientes, a necessidade de transportar pessoas e cargas cada vez mais rápido, juntamente com a facilidade de adquirir uma moto, são uns dos fatores que faz com que a produção de motocicletas e a sua frota no trânsito aumente cada vez mais. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), 2016 alcançou a marca de 24 milhões de unidades de motocicletas no país. Essa constante entrada desse tipo de veículo nas ruas brasileiras afetam diretamente na dinâmica segura do trânsito, ocasionando diversos problemas para saúde pública, como mortes, invalidez, e sufocando os serviços de atendimento, e também para economia, impossibilitando a produtividade das vítimas. O objetivo deste estudo é mostrar os números de acidentes envolvendo motocicletas na cidade de Santarém – Pará, entre os anos de 2013 a 2016, entender as principais causas, e através disso abrir espaço para discussão e criação de métodos de prevenção de acidentes. Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, descritiva, e com caráter qualitativo. Foi usado como objeto de estudo as Fichas de Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santarém, município do oeste do Pará. Foram selecionados apenas os registro que envolviam acidentes com motocicletas, como colisões entre carros e motos, moto e moto, e quedas que aconteceram no período de 1 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. Resultados e/ou impactos: Durante os anos de 2013 a 2016, o SAMU registrou 8.913 atendimentos a vítimas envolvidas em acidentes de moto em Santarém. Ordenando de uma forma crescente, o ano que menos teve acidente envolvendo motos foi 2014 com 2.120 registros, seguido pelos anos de 2013 (2.142), 2016 (2.187) e 2015 (2.464). Ao analisar os dados percebe-se uma certa conformidade entre 2013, 2014 e 2016, no entanto, 2015 teve um índice muito superior aos outros, demonstrando uma maior violência no trânsito nesse ano. Além do excesso de veículos transitando pelas ruas e estradas brasileiras, os órgãos de segurança relacionam a grande quantidade de acidentes principalmente com a falta de educação e atenção de condutores em geral. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta as violações das leis de trânsito, como dirigir sob efeito do álcool e desobediência a sinalização, como fatores que mais causam acidentes fatais envolvendo motocicletas nas rodovias brasileiras. Considerações Finais: Pelo fato de a cada ano aumentar a presença de motocicletas na ruas, e consequentemente os índices de acidentes, é importante primeiramente criar formas de diminuir o uso de veículos em geral, criando opções de locomoção coletiva, acessíveis e eficazes. Também e necessário melhorar a educação dos condutores, investir no processo de aprendizagem desde a autoescola, e na reciclagem desses condutores após sua formação. É valido ressaltar os métodos de repreensão para quem deixa de seguir a leis, os órgãos de trânsito devem insistir em ações de fiscalizações e punir com mais rigor quem contraria as normas, e põem em risco a segurança de terceiros.

Palavras-chave


Acidentes de Trânsito; SAMU; Motocicletas