Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Programa de Integração academia serviço e comunidade (PIASC) como um modelo Inovador pedagógico
Ida Oliveira de Almeida, Jéssica Oliveira de Almeida, Sandra Simone Queiroz de Morais Pacheco

Última alteração: 2018-03-28

Resumo


Trata-se de um relato de experiência sobre a implantação de um componente curricular, chamado Programa de Integração academia serviço e comunidade (PIASC) criado e implantado no ano de 2012 na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), alinhado aos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia e fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), durante o primeiro, segundo e terceiro semestre do curso de graduação. No primeiro semestre, existe o primeiro contato do discente com o campo de estudo, cujo objetivo é conhecer o território, no segundo semestre o discente levanta problemáticas observadas durante a vivência de campo e no terceiro semestre o discente tem a possiblidade de realizar intervenção no campo, com base no que foi apontado e estudado durante os semestres anteriores. O objetivo do Programa de Integração academia serviço e comunidade (PIASC) é a integração entre a academia, serviço de saúde público e comunidade. O componente curricular tem como local de prática Unidades de Saúde da Família localizado no município de Salvador-Bahia. A descrição da experiência demonstra o componente curricular como uma alternativa para superação dos modelos assistenciais em saúde de forma hegemônica, pois a área da saúde ainda é fortemente orientada por uma concepção pedagógica hospitalocêntrica que categoriza os adoecimentos por critérios biologicistas e que dissocia clínica e política, o que não é adequado para contribuir para o fortalecimento do SUS. Esse relato traz também uma síntese crítica das possibilidades e dos limites, desse componente curricular na teoria e prática, desde a academia até o campo.

Palavras-chave


Atenção primária em saúde; Serviço de saúde; Ensino