Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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QUE SENTIDOS PODEM SER DADOS AO ATO DE PENSAR O SUS NA FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA?
Carlos Alberto Rodrigues Morrudo Filho, Izabella Barison Matos, Álvaro kniestedt

Última alteração: 2018-06-26

Resumo


Aproximar a formação na área da saúde à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) segue desafiador às mudanças curriculares no ensino superior. Ao que se refere à formação de futuros sanitaristas, o desafio é colocá-los diante das demandas surgidas no SUS, e, assim capacitá-los a enfrentar situações, às quais irão ao/de encontro aos princípios e diretrizes do maior sistema de saúde, do Brasil, o SUS. Este relato de experiência explana um estágio docente, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; realizado numa turma do segundo semestre, do curso de saúde coletiva da mesma universidade mencionada neste parágrafo, cuja Unidade de Prática Pedagógica (UPP), estava intitulada como “Unidade de Políticas Públicas e Sistemas de Saúde II”. Nesta UPP, o estágio foi realizado em parceria com o professor titular, e sob orientação do PPGCol. Esta UPP tinha como súmula historicizar as práticas de políticas públicas de saúde em articulação com a organização das práticas profissionais, dos sistemas de atenção e do setor da saúde. O objetivo do estágio docente foi Proporcionar reflexões no(s) sentidos (s) dados pelos alunos, da saúde coletiva, ao ato de pensar o SUS. Para alcançar esse objetivo usou-se como método a cartografia, pela possibilidade em intervir na realidade. Como parte do planejamento da UPP oferecida pelo professor titular, a turma foi dividida em grupos, onde cada grupo apresentou Seminários referente ao texto, “O Sistema único de Saúde – SUS” do José Carvalho Noronha; Luciana Dias Lima e Cristiane Vieira Machado. A fim de aguçar a discussão sobre o SUS e sua relação com a formação de sanitarista, foi solicitado pelo estagiário que os grupos, já divididos, respondessem a seguinte questão: que perguntas eles tem feito, para si e para os outros sobre o SUS? Para responder a esta pergunta foi solicitado que cada grupo produzisse vídeo, com duração de, no máximo, cinco minutos. Em combinação com o professor titular, foi acertado um encontro para apresentação dos vídeos. Após a exibição das produções audiovisuais foi realizada uma roda de conversa para discutir tanto sobre a experiência em terem produzido o vídeo, como também, discutir sobre a temática principal, o Sistema Único de Saúde na formação em Saúde Coletiva. Como avaliação dos alunos em relação a experiência em pensar o SUS na formação de sanitaristas, foi solicitado que cada aluno (a) confeccionasse uma carta. narrando sobre as sensações, os desafios e as possibilidades da experiência vivida em responder uma questão sobre o SUS. Foram apresentados sete vídeos, cujas imagens abordadas foram: filas de espera nas unidades básicas de saúde, saúde do idoso, saúde do trabalhador e saúde da população negra. As cartas revelaram das possibilidades do (a) sanitarista não ter apenas respostas sobre o SUS, mas também elaborar perguntas, a fim de resssignificar o Sistema de Saúde Brasileiro. Essa experiência, de estágio docente permitiu refletir sobre as possibilidades de ensino, cuja lógica foi tornar os (as) alunos (as) protagonistas da própria aprendizagem


Palavras-chave


sanitarista; SUS; método de aprendizagem.