Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Vivências subjetivas de trabalho no sistema socioeducativo em Manaus-AM – análise psicodinâmica
Tamara Menezes, Mayara Janaina Silveira Feitoza

Última alteração: 2018-01-23

Resumo


De acordo com a Psicodinâmica do Trabalho- PDT, o trabalho pode ser pensado como um mediador na produção de identidade frente ao mundo e configura-se como central na vida humana. Dessa forma, o trabalho possui uma função na constituição do trabalhador enquanto sujeito. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a subjetividade de trabalhadores do sistema socioeducativo em Manaus-AM, partindo dos resultados de três pesquisas do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho – LAPSIC da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. As pesquisas foram realizadas no período de 2013 a 2016 com professores, socioeducadores e técnicos que trabalhavam em centros socioeducativos na cidade. Os objetivos das pesquisas concentram categorias de análise da PDT: a compreensão da subjetividade do trabalho, a organização do trabalho, o sofrimento no trabalho, as estratégias defensivas, o prazer no trabalho, o reconhecimento, a cooperação e a mobilização subjetiva. O método utilizado neste estudo foi o da metanálise qualitativa dos resultados, partindo da revisão sistemática dos resultados das pesquisas realizadas no contexto socioeducativo. A análise dos resultados foi realizada a partir de uma adaptação da sistemática de Análise da Teoria Fundamentada (Grounded Theory). Quanto aos resultados, a falta de autonomia aparece como geradora de sofrimento aos professores, agravado pelo medo e impotência frente às experiências de violência no trabalho; e o sentido do trabalho está associado na possibilidade de contribuir na formação cidadã dos adolescentes. Com os socioeducadores, a pesquisa permitiu que o coletivo se deslocasse da posição defensiva e recuperasse o poder de refletir e agir sobre a organização do trabalho. A pesquisa com os técnicos socioeducativos, por sua vez, evidenciou na maioria das entrevistadas, a dificuldade destes profissionais em atribuir sentido ao seu fazer, as falas estavam presas à prescrição da tarefa. O que diverge nos resultados com o coletivo de técnicos é observado na fala, que foi interpretada através do silenciamento, de falas pré-formuladas ou acríticas como expressão de sofrimento no trabalho, constatando-se pouca abertura para diálogo sobre as vivências de prazer e sofrimento no trabalho. Por outro lado, em comum, no coletivo de professores e no de socioeducadores, o espaço da fala aparece como grande expoente no desenvolvimento de espaço de confiança mútuo, de cooperação do coletivo e na mobilização de prazer. Os estudos sinalizam para a importância de se pesquisar no contexto socioeducativo, bem como possibilitam um olhar sobre o profissional inserido nesse contexto e nos processos que atravessam as instituições do sistema, permitindo desta forma uma reflexão crítica sobre a subjetividade do trabalho de professores, socioeducadores e técnicos do sistema socioeducativo e, também, sobre as ações com vistas à promoção de saúde mental nesse contexto de trabalho.

Palavras-chave


Sistema Socioeducativo; Psicodinâmica do Trabalho; Subjetividade no Trabalho