Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E BUSCA ATIVA DE CASOS DE HANSENÍASE A PARTIR DE MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO BEM SUCEDIDA.
Dara Stephany Teodório, Júlia Rebeka LIMA, Marianna Siqueira SILVA, Giovana Ferreira LIMA, Nataly Lins SODRÉ, Mayara Lins SANTOS, Danielle Moura SANTOS, Raphaela Delmondes NASCIMENTO

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução lenta, e tem como agente envolvido o bacilo Mycobacterium leprae, que afeta preferencialmente os nervos periféricos e a pele. Trata-se de uma doença endêmica no Brasil, sendo o segundo país com maior número de casos de hanseníase no mundo. Um dado alarmante é que Pernambuco, apresentou em 2016 um coeficiente acima da média nacional, sendo considerado como uma área hiperendêmica. Para a eliminação da doença, é preconizado: implantação de estratégias de busca ativa para detecção de casos novos; a realização de diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos, e a realização da vigilância de contatos intradomiciliares de casos novos entre contatos registrados. Este trabalho tem o objetivo de relatar a importância de ações de Mobilização Comunitária como meio de prevenção, detecção e resgate de casos de Hanseníase. DESENVOLVIMENTO: O Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), a NHR (Organização Não-Governamental holandesa), ambas instituições sem fins lucrativos, junto com alunos da UPE(Universidade de Pernambuco), realizam ações de mobilização, sensibilização, prevenção, tratamento, diagnóstico e busca dos diretos dos portadores da Hanseníase. Trata-se de um relato de experiência de uma ação. RESULTADOS: A ação foi realizada em Junho de 2017 no Cento da Juventude, escola profissionalizante que tem como público alvo, jovens em situação de vulnerabilidade, como usuários de drogas, egressos do sistema prisional, afastados das escolas e moradores de rua, com a participação de profissionais da saúde, estudantes da UPE e 30 alunos do Centro da Juventude. Foram aplicadas as fichas de autoimagem do Ministério da Saúde para uma triagem e os jovens que apresentavam sinais e sintomas, realizaram o exame dermatoneurológico, e consulta com orientações sobre a hanseníase, transmissão, sintomas, tratamento e possíveis sequelas. Dentre os 30, 02 já eram diagnosticados com a Hanseníase e tinham abandonado o tratamento, uma destas já apresentava incapacidades físicas. Ambos foram encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para reiniciarem o tratamento. Os pacientes acometidos pela hanseníase, foram orientados a levarem os seus contatos a unidade de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ação de mobilização foi de extrema importância uma vez que conseguiu-se interromper a cadeia de transmissão da doença pelos dois jovens, que foram encaminhados para UBS, e reiniciaram o tratamento.  A ação se expandiu, também, para os familiares que não estavam presentes, mas terão de comparecer a UBS para fazerem a prevenção com a vacina BCG.  Muitos jovens não tinham nenhum conhecimento sobre a doença, que através da estratégia de educação em saúde, foram esclarecidos.

hanseníase, população vulnerável, busca ativa.

Palavras-chave


hanseníase; população vulnerável; busca ativa.