Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
Este resumo retrata um recorte do Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso- TACC do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas - FAMED- UFAL que teve como objetivo principal compreender o exercício da interdisciplinaridade em um curso de graduação em enfermagem sob a ótica dos docentes. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, tendo como cenário um centro universitário do agreste pernambucano. Participaram 15 docentes do curso de graduação em enfermagem dos módulos teóricos e/ou práticos, sendo os dados coletados mediante a técnica de grupo focal. Como ferramenta de tratamento dos dados, após a transcrição na íntegra, procedeu-se com a técnica de análise de conteúdo, a partir da qual, emergiram cinco categorias temáticas: concepções sobre interdisciplinaridade; a interdisciplinaridade como componente da prática; dificuldades ao exercício da interdisciplinaridade; fatores facilitadores ao exercício da interdisciplinaridade e desafios à interdisciplinaridade Os resultados do estudo, possibilitaram uma aproximação com a temática interdisciplinaridade na perspectiva do docente, vislumbrando acepções, caraterísticas do exercício interdisciplinar, bem com fatores que influenciam e os desafios para tal prática. Percebe-se que, para a interdisciplinaridade se estabelecer como práxis de maior intensidade, é preciso repensar e/ou (re)significar: as questões de natureza organizacionais e administrativas que ainda dificultam tal prática, as limitações pedagógicas da formação docente, a matriz curricular e o perfil de formação discente, tendo em vista o mudo do trabalho e o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem – DCNENF.