Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Tamanho da fonte:
Aprendizagem baseada em problemas complementando o ensino tradicional da disciplina de Reumatologia
Última alteração: 2018-01-24
Resumo
Apresentação: A aplicação isolada do ensino tradicional é arriscada por não cumprir às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), podendo gerar conhecimentos fragmentados e específicos demais, cabendo aos acadêmicos lidar passivamente com o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) propõe a participação ativa do aluno na aquisição do conhecimento, integrando o conteúdo teórico-prático, entre outros benefícios recomendados pelas DCN. Objetivou-se relatar a utilização da ABP por meio de vinhetas clínicas na disciplina de Reumatologia, que possuía apenas ensino tradicional por meio de aulas expositivas. Desenvolvimento do trabalho: Conforme o plano de ensino da disciplina, foram apresentadas à turma de acadêmicos de Medicina aulas teóricas elaboradas com vinhetas clínicas envolvendo conceitos fisiopatológicos, apresentação clínica, diagnósticos diferenciais, critérios diagnósticos, solicitação de exames e tratamentos sobre assuntos relevantes da área (artrite idiopática juvenil, febre reumática e lúpus eritematoso sistêmico). Bibliografias foram recomendadas, resultando em estudo prévio por parte dos alunos. Em cada ocasião, dez grupos foram formados e posteriormente divididos em duas salas distintas. Nas salas haviam professores avaliadores, residentes de Reumatologia e monitores suplementando o conhecimento. Durante cada parte das discussões envolvendo os casos clínicos, sorteou-se um estudante como porta-voz, respondendo aos questionamentos e sendo complementado pelos outros grupos, quando necessário. Resultados: Os grupos alcançaram resultados satisfatórios durante a elucidação das vinhetas clínicas. Demonstraram pensamento crítico e habilidades técnicas, aprofundando conhecimentos, sanando erros e promovendo trabalho em equipe, assim como se espera que ocorra na vida profissional. A ABP gerou efeito notável e superior no rendimento individual dos acadêmicos, comparativamente ao ensino tradicional restrito a aulas expositivas. Considerações finais: O uso simultâneo de mais de uma técnica de aprendizado pode trazer benefícios para a formação médica. Aplicada numa disciplina onde o professor era apenas detentor do conhecimento, enquanto o aluno se mostrava passivo, a ABP, por meio do autoensinamento direcionado, é capaz de melhorar o desempenho dos alunos e de colocá-los como construtores de sua formação.
Palavras-chave
aprendizagem baseada em problemas; ensino médico; reumatologia