Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Aprendizagem baseada em problemas complementando o ensino tradicional da disciplina de Reumatologia
Elyson Enrique Campos de Moraes, Helena Lúcia Alves Pereira, Izaias Gomes da Silva Junior, Júlio Bandeira de Melo Arce Filho, Luana Sanches da Costa, Luciana Costa Pinto da Silva, Marineide Santos de Melo

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação: A aplicação isolada do ensino tradicional é arriscada por não cumprir às determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), podendo gerar conhecimentos fragmentados e específicos demais, cabendo aos acadêmicos lidar passivamente com o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) propõe a participação ativa do aluno na aquisição do conhecimento, integrando o conteúdo teórico-prático, entre outros benefícios recomendados pelas DCN. Objetivou-se relatar a utilização da ABP por meio de vinhetas clínicas na disciplina de Reumatologia, que possuía apenas ensino tradicional por meio de aulas expositivas. Desenvolvimento do trabalho: Conforme o plano de ensino da disciplina, foram apresentadas à turma de acadêmicos de Medicina aulas teóricas elaboradas com vinhetas clínicas envolvendo conceitos fisiopatológicos, apresentação clínica, diagnósticos diferenciais, critérios diagnósticos, solicitação de exames e tratamentos sobre assuntos relevantes da área (artrite idiopática juvenil, febre reumática e lúpus eritematoso sistêmico). Bibliografias foram recomendadas, resultando em estudo prévio por parte dos alunos. Em cada ocasião, dez grupos foram formados e posteriormente divididos em duas salas distintas. Nas salas haviam professores avaliadores, residentes de Reumatologia e monitores suplementando o conhecimento. Durante cada parte das discussões envolvendo os casos clínicos, sorteou-se um estudante como porta-voz, respondendo aos questionamentos e sendo complementado pelos outros grupos, quando necessário. Resultados: Os grupos alcançaram resultados satisfatórios durante a elucidação das vinhetas clínicas. Demonstraram pensamento crítico e habilidades técnicas, aprofundando conhecimentos, sanando erros e promovendo trabalho em equipe, assim como se espera que ocorra na vida profissional. A ABP gerou efeito notável e superior no rendimento individual dos acadêmicos, comparativamente ao ensino tradicional restrito a aulas expositivas. Considerações finais: O uso simultâneo de mais de uma técnica de aprendizado pode trazer benefícios para a formação médica. Aplicada numa disciplina onde o professor era apenas detentor do conhecimento, enquanto o aluno se mostrava passivo, a ABP, por meio do autoensinamento direcionado, é capaz de melhorar o desempenho dos alunos e de colocá-los como construtores de sua formação.

Palavras-chave


aprendizagem baseada em problemas; ensino médico; reumatologia