Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROMOVENDO SAÚDE NA COMUNIDADE: a comunicação como ferramenta de informação.
Valdir Soares da Costa Neto, Mayara Soares Gonzaga, Luan Guimarães Pessoa, Tito Marcos Mendonça Reis, Alessandra Samila de Oliveria Cantuário

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Trabalho realizado pelo grupo de acadêmicos do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas na comunidade ribeirinha denominada Distrito de Mocambo no Ararí, pertencente ao munícipio de Parintins, no estado do Amazonas. Com a colaboração da Unidade Básica de Saúde local, Ilarina Reis, iniciando as atividades no mês de outubro e finalizando no mês de dezembro, tendo duração de três meses. O trabalho foi direcionado aos moradores da comunidade ribeirinha, desde crianças a idosos de ambos os sexos, realizando encontros nas escolas, rodas de conversas com grupos de gestantes, palestras e atividades educativas com a comunidade utilizando a linguagem adequada com o intuito de fortalecer o conhecimento do usuário, percebendo a saúde não só como resultado de práticas individuais, mas também como reflexo das condições de vida em geral. O objetivo do projeto é desenvolver ações educativas para promoção de saúde e prevenção de doenças na atenção primária à saúde aos moradores da comunidade Distrito do Mocambo do Ararí. O trabalho desenvolveu-se em três etapas: a primeira etapa foi realização de Planejamento Estratégico Situacional (PES) para identificar e intervir sobre os problemas de saúde e definir os temas propostos para a educação em saúde. Na segunda etapa foi realizado um levantamento bibliográfico acerca dos temas visando a prática da educação baseada em evidências. A fase final ou terceira etapa consistiu-se em divisão dos assuntos/temas e subtemas de acordo com a faixa-etária dos participantes, elaboração do cronograma para as atividades educativas e realização das atividades na comunidade.  Como resultados foram obtidos 19 temas para educação em saúde: Higiene corporal; saúde bucal; higiene dos alimentos e tratamento da água; adolescência, puberdade e sexualidade; infecções sexualmente transmissíveis; gravidez; câncer do colo do útero; exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU); câncer de mama; pré-natal; saúde do homem; câncer de pênis; câncer de próstata; métodos contraceptivos; diabetes mellitus e hipertensão arterial, onde cada tema possibilitou um vasto leque de subtemas que foram trabalhados nas atividades propostas. Para que prática educativa fosse uma prática baseada em evidências foram utilizados 12 artigos científicos consultados em periódicos e revistas científicas que abordassem os assuntos definidos, no período dos anos de 2010 a 2017. Houve um quantitativo de 142 crianças participando das atividades desenvolvidas em creche, enquanto na escola obteve-se o número de 256 alunos, entre crianças, adolescentes e jovens, de ambos os sexos. A participação de adultos somou-se 285 adultos, distribuídos em ambos os sexos. Desses adultos, 35 eram gestantes e 4 eram puérperas, sendo as puérperas acompanhadas durantes as visitas domiciliares, assim como adultos e idosos com algum impedimento de locomoção. Considera-se que o Planejamento Estratégico Situacional é uma proposta metodológica viabilizadora que permite a identificação dos déficits acerca da saúde da população da comunidade, assim como possibilita o uso da informação como uma proposta de intervenção para resolução dos problemas de saúde, e que a sua utilização no projeto permitiu maior informação e conhecimento à população da comunidade através da comunicação e prática dialógica desenvolvidas nas atividades.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Enfermagem; Atenção à Saúde.