Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-24
Resumo
Introdução: Sabe-se que as periferias das grandes cidades são áreas muito carente de recursos estrutural, assistencial e financeiro. Diante disso, vale ressaltar a importância de ações de promoção de saúde nas escolas dessas áreas visando o ensino de práticas para promover a prevenção de doenças, visto que é uma estratégia que vem mudando os modelos de assistência e aprendizagem nos âmbitos políticos, educacional e gerencial, onde amplia a disseminação de novos saberes favorecendo assim a criação de novas alternativas de qualidade de vida da população. Além disso, atividades de extensão dirigidas para a sociedade trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para os acadêmicos da área da saúde porque fornecem um aprendizado prático voltado para entender o lado social e psicológico do processo saúde-doença, formando um profissional mais sensível aos problemas enfrentados pelos seus pacientes.
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada de atividades de promoção de saúde em uma escola publica de um bairro carente da cidade de Manaus por meio do projeto do extensão: Estimulando a Saúde Preventiva na Escola.
Relato da experiência: As atividades foram realizadas em uma escola da rede pública na cidade de Manaus com duração de cinco meses. Um grupo de 15 acadêmicos do curso da odontologia e da medicina junto com a professora orientadora realizaram palestras educativas semanais sobre higiene oral e pessoal com enfoque para prevenção de verminoses e outras doenças. Além disso, foi permitido e incentivado a participação efetiva dos alunos como por exemplo a demonstração da correta escovação dos dentes; ao final das palestras foram aplicados pequenos questionários para fixação do conhecimento adquirido. Durante as atividades foram distribuídos quites de higiene oral e folhetos educativos para o público participante.
Discussão: Nota-se que os resultados foram visivelmente positivos, à medida que a partir da utilização de palestras, brincadeiras e questionários de perguntas como recurso didático favoreceu a maximização da participação dos alunos e consequente compreensão dos assuntos abordados, dentre eles: saúde bucal, higiene pessoal e formas de prevenção de verminoses e outras doenças. Alguns participantes durante a abordagem relataram que não tinham nenhum conhecimento a respeito dos assuntos trabalhados e a partir dessas informações recebidas, passaram a questionar e apontar inúmeras dúvidas relevantes que foram complementares à abordagem feita. Além disso, houve também um momento prático em que os alunos podiam aplicar seus conhecimentos por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, sendo aberto a perguntas e questionamentos para os participantes.
Conclusão: Ressalta-se a importância e a necessidade da ampliação de atividades de promoção de saúde nas escolas e outras instituições de áreas carentes do país. Assim, atividades educativas como produtora de saúde devem ser incentivadas nas universidades porque cooperam para diminuir as iniqüidades sofridas pelas populações das áreas mais afastadas dos serviços de saúde. Além disso, atividades como estas devem ser ampliadas e incluídas no curriculum pedagógico dos cursos da área da saúde, já que esta foi uma iniciativa isolada de um grupo de alunos por meio de um projeto de extensão.