Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A integração ensino-serviço-comunidade: Experiência de estágio por alunos finalistas de Medicina em um serviço de Atenção Primária à Saúde
Lilian Boaventura, Mauro Magaldi

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação: Trata-se de um relato de experiência que visa descrever as atividades realizadas pelos alunos finalistas do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) durante parte do estágio Medicina Preventiva na UBS Enfª Ivone Lima dos Santos ocorridos de 2014 a 2017, bem como apresentar as percepções dos alunos acerca da Atenção Primária à Saúde (APS) e discutir a importância desse contato com o nível de Atenção Primária para a formação profissional médica.

Desenvolvimento:Antes do início de cada grupo de alunos, são realizadas reuniões de planejamento com os preceptores Médicos de Família e Comunidade que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) para programar o cronograma do estágio, contemplando os diversos setores da UBS, integrando os alunos à rotina da equipe multiprofissional, com acompanhamento de consultas médicas e de enfermagem, visitas domiciliares, participação nas reuniões de matriciamento com NASF e dos encontros teóricos semanais da Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade.   Ao final de cada semana são feitas rodas de conversa acerca das atividades vivenciadas, a fim de captar as percepções dos formandos sobre a experiência e o cumprimento dos objetivos propostos. Ao término do período de vivência prática na UBS, éindicada uma avaliação geral do estágio, com uma roda de conversa entre preceptores e alunos, e ainda uma apresentação das atividades desenvolvidas para toda equipe da UBS.

Resultados e/ou impactos:Após 13 turmas de internos terem realizados esses estágios na UBS Ivone Lima durante esse período, pudemos constatar a diferença de como esses internos iniciam e de como eles finalizam esse estágio, principalmente nas abordagens com os pacientes, vínculo com a UBS e comunidade, habilidades de comunicação durante as consultas e entendimento da APS e de sua importância no sistema de saúde. Relatos de frases citadas pelos internos, como por exemplo: “Atende de forma integrada”, “Incentivo para a formação médica de qualidade”, “Reviver nossos motivos e crenças às vezes esquecidos pelo passar do tempo e de maus exemplos que não devem ser seguidos”, “Consultas com atendimento completo, respeitoso e de muita qualidade” nos evidenciam isso.

Considerações finais:Diante da experiência com essas turmas de internos, cada vez mais constatamos a importância da inserção dos acadêmicos de medicina na Atenção Primária de forma que perpasse por toda a graduação, visto que ainda há uma grande lacuna do contato desse aluno com a APS, além de fortalecer a integração ensino-serviço, levando esse aluno a ter um convívio mais próximo com a comunidade.


Palavras-chave


atenção primária;internato rural;medicina de família e comunidade