Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ÁGUA E SAÚDE
Izaunalia Tenutes, Maria Teixeira Cardoso

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação:: EXPERIÊNCIA DE ESTUDO DE UMA NASCENTE NO PEDRA 90, CUIABÁ - MT. A água é o recurso de maior utilidade humana, pois, é utilizada para praticamente todas as suas atividades, porém a falta de conscientização da população, no que se refere ao desperdício desse recurso, a sua poluição e ausência, são algumas das principais agressões que este bem está sujeito. Objetiva-se nesse trabalho relatar experiência de desenvolvimento de trabalho avaliativo sobre a degradação ambiental de uma nascente fluvial. Munimo-nos do relato de experiência para descrever a atuação das autoras na avaliação de uma nascente situada na primeira etapa do bairro Pedra 90, Cuiabá – MT, no ano de 2015, como requisito avaliativo na disciplina Eixo Integrador II, do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. A nascente estudada ocupava seu espaço com o lixo e localizava-se próximo à residências que utilizam fossas negras. Sua água escorria pela rua sem nenhum cuidado e alguns moradores à consumiam, para suas necessidades domésticas. Era comum na população da área doenças como verminoses e dengue, e a unidade de saúde de abrangência realizava constantemente atividades conscientizadoras, por meio de palestras e rodas de conversa sobre o consumo de água, destinação de lixo, esgoto, entre outros temas.Resultado: O estudo da nascente localizada na primeira etapa do Pedra 90 em Cuiabá nos permitiu considerar que, apesar da população informar que tem conhecimento do que é uma nascente, poucos sabem de nascentes localizadas no bairro, transformando-as em depósitos de lixo e consequentemente, facilitando processos de adoecimento no bairro.Considerações Gerais: Experiencia ímpar com a população e o territorio em estudo, uma aula de organização em grupo de estudo na disciplina Eixo e tratar de forma conscientizadora sobre o meio ambiente e respectivamente as nascentes do Rio Cuiabá.

Palavras-chave


Saúde Coletiva; Água; Experiência;