Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Aprendizagem ativa através da monitoria: um relato de experiência
Rebeca De Oliveira Alves Melo Martins

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


O subsequente trabalho refere-se um relato de experiência na monitoria da disciplina de Pneumologia, na Universidade do Estado do Amazonas. Tem como objetivo ressaltar a importância da monitoria na formação do aluno no ensino superior, a qual vai além do auxílio aos monitorandos.  O próprio monitor é beneficiado, através da aprendizagem ativa e da troca de conhecimentos entre o professor da disciplina e o monitor.
As funções do aluno-monitor durante o período letivo incluíam: auxílio aos alunos nas aulas práticas no ambulatório de Pneumologia do Posto de Atendimento Médico Codajás; desenvolvimento de oficinas a respeito de conteúdos previamente ministrados pelo professor na sala de aula; auxílio ao professor na aplicação das avaliações teóricas e, por fim, estar a disposição dos alunos em horários marcados semanalmente com o intuito de sanar possíveis dúvidas que ainda restassem sobre o conteúdo explanado.
Os resultados da experiência foram enriquecedores para todos os envolvidos. Ao professor da disciplina, foi possível a união forças com os monitores no sentido de alcançar os alunos de forma mais eficiente, tornando-se mais acessível. Aos monitorandos, foi possível a consolidação do aprendizado, uma vez que o conteúdo ministrado em sala de aula era colocado em prática no ambulatório e nas oficinas realizadas. O maior ganho intelectual, porém, foi do aluno-monitor. A este foi dada a oportunidade de contribuir diretamente na formação de outros alunos do seu curso, o que aprimorou o seu próprio conhecimento a respeito da disciplina. Além disso, foi estimulado o trabalho em equipe entre os quatro monitores responsáveis pela turma e foi aprimorada a relação interpessoal entre o aluno-monitor, os monitorandos e o professor.
Por fim, observa-se que o programa de monitoria é extremamente válido no método de aprendizagem ativa, pois resulta em ganhos para aluno que se dispõe a exercer a função de monitor, para o professor e para os monitorandos, resultando em um sistema de aprendizagem mais acessível e eficaz na formação dos alunos do ensino superior.

Palavras-chave


monitoria; formação; aprendizagem