Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PROMOVENDO A ARTICULAÇÃO ENSINO SERVIÇO NO MUNICÍPIO DE MACAÉ/RJ.
Marcia Viana

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Trata o presente relato sobre a experiência de construção e execução de projeto aplicativo, elaborado por especializandos do Curso de Preceptoria no Sistema Único de Saúde (PSUS), fruto da parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEPHSL). Realizado entre março e novembro/2017 no município de Macaé/RJ, o projeto tem por objetivo intervir no macroproblema identificado e priorizado, por meio da utilização de fundamentos do planejamento estratégico situacional e matriz decisória, operacionalizando a análise da viabilidade e a factibilidade para sua concretização, relacionado aos desafios enfrentados na prática da preceptoria em Macaé. Após leitura reflexiva das realidades dos contextos de prática enfrentada por nós, preceptores e trabalhadores da Rede Municipal de Saúde de Macaé, identificou-se o macroproblema: “Desarticulação Ensino-Serviço”. Com a construção da árvore explicativa, os nós críticos identificados por nosso grupo foram: “docentes e preceptores não dialogam de forma efetiva” e “falta de implementação de educação permanente que contemple inclusive os gestores”. Nessa perspectiva, nosso projeto aplicativo buscou identificar as potencialidades e desafios vivenciados por docentes, profissionais de saúde e discentes na perspectiva da melhoria da integração ensino-serviço na Atenção Básica e, consequentemente, da formação de profissionais competentes e comprometidos com o cuidado, que desenvolvam um trabalho interdisciplinar, articulando os diversos saberes e permitindo o diálogo aberto com diferentes profissionais que atuam na atenção à saúde com vistas à melhoria da qualidade da assistência. Objetivo: estimular a articulação ensino serviço por meio da comunicação efetiva entre as instituições de formação em saúde, a rede municipal de assistência em Atenção Básica e a comunidade. Para alcance de tal objetivo, as ações programadas foram: a articulação entre a rede da Atenção Básica e Universidade visando reorganização dos campos de prática dos cursos de saúde por meio de reuniões entre representantes da Secretaria Municipal de Saúde (gestores, coordenador da Estratégia de Saúde da Família-ESF, coordenadores administrativos e técnicos das unidades de saúde e preceptores) e Universidade (coordenadores de campos de estágios dos cursos de saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé - Medicina, Nutrição e Enfermagem); mapeamento e caracterização das Unidades que recebem discentes/residentes para planejamento e elaboração do plano de ação, com a reorganização dos campos de prática, resultando em produto visual (painel-maquete) com a proposta; e apresentação do produto visual para os atores envolvidos. Além disso, foi proposto a criação de grupo de apoio a educação permanente para assessoria à Comissão Integração Ensino-Serviço – CIES, para fomentar a promoção de encontros voltados para educação permanente com temas pré-estabelecidos ou por encomenda específica, utilizando metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem; e produção de plano de ação quadrimestral de atividades). Como resultados, espera-se a discussão e avaliação conjunta entre instituições envolvidas no processo de ensino aprendizagem sobre o  atual estado da arte dos campos de estágio dos cursos de saúde da UFRJ-Macaé; a identificação dos atores relacionados com a utilização das unidades da Atenção Básica como campo de prática dos cursos superiores em saúde da UFRJ-Macaé; a produção do mapeamento dos campos de estágio nas ESFs; a sistematização e visualização geográfica dos campos de prática na atenção básica; a análise situacional e identificação de problemas sob a perspectiva dos cursos de saúde da Universidade e sob a perspectiva da ESF; visão panorâmica, favorecendo o sequenciamento e otimização das atividades; e condução dos atores envolvidos à melhor compreensão da dinâmica e funcionamento dos serviços. Com a criação do grupo de apoio à educação permanente espera-se ampliar e compartilhar conhecimentos entre atores componentes das instituições envolvidas no processo de educação permanente em serviço; e a realização de encontros periódicos entre atores para, no primeiro momento, identificar e priorizar área de intervenção e tema para ação, no segundo momento, planejar a ação e, no terceiro momento, executar a ação de educação em serviço. Os indicadores de êxito das ações serão o número de reuniões realizadas, com a presença de todos os atores envolvidos; a melhoria da distribuição das atividades discentes dentro da rede de Atenção Básica; a redução da sobreposição de discentes de diferentes cursos nos cenários de prática; otimização da utilização dos espaços; ampliação das atividades acadêmicas realizadas nas unidades da ESF; otimização do funcionamento dos serviços; utilização do produto visual, produzido a partir do mapeamento, como instrumento de organização do serviço; e a inserção de políticas de educação permanente no plano municipal de saúde – exercício 2018. Após a execução das ações na rede de Atenção Básica, estas serão estendidas para toda a rede de saúde de Macaé (unidades de atenção primária que não compõem as ESF e unidades de atenção secundária e terciária), reorganizando as atividades didáticas e de assistência, promovendo a integração da atenção básica com a rede hospitalar e os programas especializados, possibilitando ações que favoreçam a implementação de projetos de alta qualificada, projetos terapêuticos singulares e linhas de cuidados em saúde. Considerações finais: Os objetivos da integração ensino-serviço muitas vezes são definidos, geralmente, considerando-se apenas os interesses das universidades. Em situações como esta o sucesso do processo está comprometido, uma vez que integração pressupõe conexão e relação entre as partes. A vivência de alunos e docentes na realidade local é fundamental para a mudança que se pretende na formação em saúde condizente com as necessidades do SUS. A concretização dos objetivos acontece pela ação dos gestores, docentes, alunos e trabalhadores dos serviços. Portanto, o diálogo entre esses atores é a base para fortalecer as parcerias. Baseando-se no princípio de que existem dificuldades na integração ensino-serviço, e embora haja necessidade de alguns enfrentamentos para superação de fragilidades tanto nas instituições formadoras quanto na organização dos serviços de saúde, observa-se que é um processo que vem sendo construído com a sinalização de conquistas importantes. Neste projeto aplicativo pretendemos iniciar conquistas em busca do objetivo geral do nosso trabalho: “Estimular a articulação ensino serviço por meio da comunicação efetiva entre as instituições de formação em saúde, a rede municipal de assistência em atenção básica e a comunidade” e dessa maneira produzir qualidade no cuidado e na formação dos profissionais que atuam e atuarão no Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Integração ensino-serviço; Educação Permanente; Preceptoria no SUS