Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-25
Resumo
O trabalho desenvolvido na Linha de Cuidado de Doenças Crônicas não Transmissíveis apresenta desafios às condições crônicas, que não possuem padrões regulares ou previsíveis e envolvem múltiplos fatores que variam com o tempo. Na busca de conhecer o que está silenciado nas condições crônicas desenvolvemos um processo de qualificação dos Enfermeiros no cuidado da pessoa com lesão nas 36 salas de curativos em uma CAP 3.1. Objetivo: Desenvolver Competências para a qualificação do cuidado à pessoa com lesão. Metodologia: Utilizou-se o "CHA" como ferramenta no processo de desenvolvimento de competências a partir de conteúdos teóricos(Conceito de pele e ferida, condições sistêmicas, diagnóstico diferencial, etiologia, avaliação pelo "TIME", coberturas e suas indicações e Plano Terapêutico Singular-PTS), práticos (em grupo, onde cada profissional realizou dois curativos e observou quatro) e apresentação do Fórum de encerramento (caso acompanhado por cada profissional durante as três semanas).O CHA proporciona o aperfeiçoamento ou a inclusão de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Resultado: Atualmente 58 Enfermeiros concluíram o processo compartilhando conhecimentos, vivenciando a prática e desenvolvendo habilidade, segurança e autonomia na indicação, acompanhamento e manutenção no cuidado da pessoa com lesão. Dimunuindo o número de lesões em toda área de 3700 para 1700. Conclusão: O processo fez emergir o cuidado silenciado, pois o acompanhamento era feito à distância apresentando as seguintes dificuldades: atuação na sala de curativos; identificação da etiologia da lesão; relação entre a condição sistêmica e o micro ambiente da lesão; escolha adequada de coberturas especiais.O uso de instrumentos sistematizados deu visibilidade às pessoas com lesão sobre suas condições crônicas, proporcionando segurança e conforto, otimizando o tratamento. Alinhar os critérios de avaliação facilitou o diálogo entre gestores/profissionais/usuário definindo fluxos de encaminhamento em tempo oportuno. A atitude efetiva desses profissionais gerou uma relação de confiança que responsabilizou a gestão na manutenção de insumos adequados considerando o custo benefício.