Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA MEDIAR A ORIENTAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE: estudo de validação.
HORACIO MEDEIROS, Bruna Feitosa Pinto, Bianca Nascimento de Matos, Maicon Araújo Nogueira, Rosilene Ferreira de Souza, Edileuza Nunes Lima

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: O transplante consiste na última opção terapêutica para portadores de doenças graves, onde não há outro meio terapêutico, viabilizando a reversão do quadro e proporcionando melhoria na qualidade de vida. Para que o transplante de órgãos cresça no Brasil é primordial que se melhorem os quatro pilares que apoiam o processo de doação para transplante: legislação, financiamento, organização e educação. Nesse sentido, a educação se faz necessária pela grande recusa familiar que representa um entrave à realização dos transplantes. Observa-se que um dos principais fatores para a recusa familiar é a falta de conhecimento e orientações inadequadas acerca do processo de doação de órgãos e tecidos, assim torna-se necessário mais informações acerca de tal processo e que o mesmo seja conhecido por toda a população. Assim, as tecnologias educacionais são instrumentos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desse estudo é elaborar um “gibi” e utilizá-lo para mediar o conhecimento da população sobre o processo de doação de órgãos. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um estudo de elaboração de tecnologia do tipo pesquisa de desenvolvimento metodológico. A pesquisa metodológica desenvolve instrumentos e costuma envolver métodos complexos e sofisticados. Refere-se a investigações dos métodos de obtenção e organização de dados e condução de pesquisas rigorosas.  No processo de elaboração de determinado instrumento, deve-se observar os aspectos de validade e confiabilidade. No primeiro momento foi identificado na literatura temas e questões significantes sobre o assunto abordado e posteriormente foi produzida a TE. Esse primeiro passo apresentou como objetivo obter informações essenciais para a construção da TE. Contou-se com a participação de um ilustrador, responsável pela elaboração das imagens contidas nos quadrinhos. Resultados e/ou impactos: após a leitura sobre o tema na literatura, organizou-se os temas mais pertinentes para a educação da população, o texto foi organizado em formato de quadrinhos, contando com ilustrações expressivas. Utilizou-se como personagens super-heróis autorais.  Considerações finais: A tecnologia educacional do tipo gibi visa informar e sensibilizar a população sobre os aspectos que permeiam o processo de doação de órgãos, tendo em mente que a informação é capaz de produzir mudanças nos mais diversos cenários. Sendo assim sensibilizar o leitor sobre a importância de ser um doador e comunicar a família e amigos sobre o desejo, sendo esta, uma atitude favorável para o desenvolvimento de uma nova cultura em prol da doação. A perspectiva, nesse sentido, é que o gibi desperte na população uma sensibilização quanto ao processo de doação de órgãos e tecidos, sendo assim, favorável para uma nova cultura em prol da doação e consequentemente dados positivos em relação as famílias doadoras e a fila de espera por um transplante. A educação em saúde se faz necessária em todos os cenários, e as tecnologias educacionais são um grande suporte para fazer acontecer o processo ensino/aprendizagem.


Palavras-chave


Enfermagem; Tecnologia; Cuidado