Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO EM SAÚDE INSERIDA NO SUS E NAS LUTAS SOCIAIS: INTEGRAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO MÉDICA E MULTIPROFISSIONAL
Vanderléia Laodete Pulga, Julio Augusto Mota, Julio Augusto Mota, Analine Fernandes, Julio Augusto Mota, Analine Fernandes, José Saraiva Ribamar Fernandes Junior, Analine Fernandes, Fabiana Schneider, José Saraiva Ribamar Fernandes Junior, José Saraiva Ribamar Fernandes Junior, Fabiana Schneider, Fabiana Schneider

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: Processo de Formação em Saúde Multiprofissional que integra estudantes de medicina, residentes da Residência Multiprofissional e médica em Saúde da Família e Psiquiatria. Integração com comunidades, movimentos sociais populares, sindicatos de trabalhadores, conselhos de saúde, escolas públicas e intercâmbio internacional.

Desenvolvimento e Método: No desenvolvimento do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, junto com os Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade e de Residência Médica em Psiquiatria da Universidade Federal da Fronteira Sul acontecem Seminários mensais integrados. Cada Seminário Integrado traz as reflexões a partir de casos clínicos reais que acontecem no cotidiano do SUS. Além disso, foi oportunizado momentos de vivências integrados entre esses residentes e estudantes de medicina, através do Componente Curricular de Saúde Coletiva, em Comunidades Indígenas, Quilombolas, de Assentamentos de Reforma Agrária, de periferia Urbana, com grupos e movimentos Negros, de Mulheres e de população LGBTT, grupos de cegos, surdos e com deficiências físicas. Além disso, foram realizadas ações integradas de intercâmbio com estudantes de medicina da Universidade de Bolonha-Itália e de interação com sindicatos dos trabalhadores metalúrgicos, da saúde, da educação e bancários; movimentos como movimento de mulheres camponesas, movimento de trabalhadores rurais sem terra e do movimento de luta pela moradia, conselho municipal de saúde e estudantes e professores (as) de escolas públicas de Passo Fundo e região norte do Rio Grande do Sul. Essas ações fazem parte de Programa de Extensão em Cultura em Educação Popular em Saúde.

Resultados: As vivências pedagógicas integradas com a diversidade de estudantes, residentes, trabalhadores (as) e diferentes grupos, sindicatos e movimentos sociais populares vem contribuindo para a formação multiprofissional, inserida no SUS, nos serviços, territórios e nas comunidades, assim como, possibilitando ações de promoção e educação em saúde de forma intersetorial e interdisciplinar.

Considerações Finais: O processo pedagógico integrado entre residentes médicos e da multiprofissional em saúde com estudantes de medicina, de ensino médio e profissionalizante, docentes, lideranças populares, comunidades e profissionais dos serviços de saúde vem sendo produtora de novos conceitos, de ressignificação e aprofundamento a partir da práxis, rompimento de preconceitos, construção de vínculos com comunidades, fortalecimento de ferramentas de trabalho multiprofissional e de novos desafios para o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada.


Palavras-chave


Saúde; integração multiprofissional; formação em saúde