Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O dispositivo da “Atenção Plena” com grupo de terceira idade na atenção básica, produzindo vivências significativas de cuidado na formação médica
Carla Pontes de Albuquerque, Isabella Prado Gomes Segatto, Gabriel Avellar Rezende, Gabriela Freire

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Iniciado em março de 2017, o projeto de extensão integrado ao PETGRADUASUS envolve estudantes da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no desenvolvimento de atividades na Estratégia de Saúde da Família no Centro Municipal Dom Helder Câmara, situado no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro. A presença cotidiana de idosos na respectiva unidade é preponderante. Na assistência a maiores de 60 anos são frequentes as queixas trazidas por estes de cansaço, estresse, solidão e insônia.

Nas diferentes práticas experenciadas na equipe de saúde, os extensionistas participam de um grupo operativo voltado para a terceira idade e integrado por professor de dança, fonoaudióloga e outros trabalhadores da unidade. Tal coletivo desenvolve atividades lúdicas, educacionais e de cuidado. As temáticas vivenciadas nas rodas semanais são consensuadas a partir dos interesses dos participantes. Algumas práticas integrativas têm ativado potentes interações e contribuído para a maior autonomia dos idosos.

Na "Atenção Plena", adaptação da técnica "Mindfullness", há busca por um estado de consciência que envolva estar atento às experiências, momento a momento, de forma receptiva e sem julgamento prévio. A prática se torna um meio proprício para preparar as pessoas para os desafios diários. Os benefícios neurocognitivos se estendem para o bem estar emocional, trazendo vitalidade e promovendo saúde. Pesquisas científicas apontam contribuições desta prática em diversos campos, como no clínico, na psicoterapia, na educação, no ambiente laboral. "Atenção Plena" é um conceito que vai além de meditação e é uma base potente para exercícios respiratórios, corporais, de memória, dentre outros.

Durante os meses que a técnica foi aplicada em periodicidade quinzenal no grupo, com orientação para exercícios diários da mesma, o retorno dos idosos que particpavam do grupo foi muito positivo. As impressões narradas por estes foram de melhora da concentração e da mémória, maior ânimo, alívio de tensões e também diminuição de insônia.

Se por um lado tal vivência foi analisada pelos idosos como prazerosa e produtiva, na perspectiva dos estudantes representou uma oportunidade significativade vivenciar um cuidadao mais profundo, não capturado pela normativa da racionalidade biomédica.


Palavras-chave


Formação Médica, Cuidado na Terceira Idade, Atenção Plena