Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS AO CHEFE ESCOTEIRO: AÇÃO DO GRUPO 193º/AL ESCOTEIRO DO FOGO EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE E NA FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES
Audrey Moura Mota Gerônimo, Rômulo Silva Guedes de Araújo, Giordan Magno da Silva Gerônimo, Aubert Kristhian Santos Alves

Última alteração: 2018-01-30

Resumo


O Escotismo é um movimento educacional de jovens de abrangência mundial, sem vínculo a partidos políticos, baseado no voluntariado, que conta com a colaboração de adultos. Presente em 216 países e territórios, abrangendo um total de 28 milhões de filiados distribuídos em todos os continentes do mundo no ano de 2005, apenas seis países não possuem grupos escoteiros. Valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro. Foi concebido pelo seu Fundador, Baden-Powell (B-P), em 1907 e adotado pela União dos Escoteiros do Brasil, a partir de 1910 na cidade do Rio de Janeiro. Caracterizando o maior movimento organizado de educação não-formal, o Movimento Escoteiro tem como base a Promessa e a Lei Escoteira. Trata-se de um movimento que segue os mesmos princípios e método proposto por B-P em todas as regiões do planeta, mesmo com pequenas alterações. O propósito do Movimento Escoteiro é contribuir para que as crianças e os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter. Assim, ajuda-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades, conforme definido pelo seu Projeto Educativo. Tendo iniciado as suas atividades em Julho de 2017, o Grupo Escoteiro do Fogo Charlie Bravo Zero compõe um dos projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, buscando como objetivo principal a junção do método escoteiro de ensino com a educação prevencionista. Falar em prevenção envolve reconhecer a importância do conceito de resiliência, que tem relação com a capacidade de enfrentamento de crises, traumas, perdas, graves adversidades, transformações, rupturas e desafios, elaborando as situações e desenvolvendo a capacidade de se recuperar dela. Caracterizar uma comunidade como resiliente requer considerá-la possuidora de um alto poder de recuperação. Desta forma, assumiu-se como missão a formação de multiplicadores neste ramo do conhecimento, que busca a prevenção contínua e proativa, por parte de toda comunidade envolvida. O grupo atende crianças e jovens, abrangendo as faixas etárias dos 6 anos e meio aos 15 anos, distribuídos nos Ramos Lobinho (6 anos e meio à 10 anos) e Escoteiro (10 anos à 15 anos). Trata-se de relato de experiência de adultos voluntários que integram o grupo de escotistas, durante realização do 1º curso de formação em primeiros socorros para chefes escoteiros no início de 2018, na cidade de Maceió, Estado de Alagoas. O público alvo fora escotistas, inserido em Grupos Escoteiros de todo o território nacional. O objetivo geral do curso foi formar multiplicadores em Primeiros Socorros, reforçando a prevenção contínua e proativa. Como objetivos específicos, visou-se integrar novas ferramentas e tecnologias de ensino para complementar o processo de aprendizagem nos cursos voltados ao Movimento Escoteiro; capacitar os chefes escoteiros a validar qualquer criança e jovem do seu Grupo Escoteiro em qualquer nível nas especialidades de Primeiros Socorros e/ou Socorrismo, conforme previsto no Guia de Especialidades Escoteiras; fomentar a participação e envolvimento dos participantes no desenvolvimento de ações voltadas à comunidade mediante incentivo da educação prevencionista; e, por fim, possibilitar o reconhecimento e fortalecer a credibilidade da instituição Bombeiro Militar, diretamente com a comunidade impactada. A metodologia do curso foi estruturada partindo de uma sequência de atividades que visam o enriquecimento teórico-prático dos envolvidos, dividido em duas etapas. A primeira etapa se deu a partir do suporte didático do Google Classroom, à distância, caracterizando-se como uma plataforma educacional que objetiva facilitar a comunicação e estimular o interesse dos participantes através de assuntos propostos e atividades online. Já a segunda etapa compreendeu a realização de atividades práticas no sistema de acantonamento, envolvendo também o convívio em equipe e fazendo uso do sistema de patrulhas, próprios do Movimento Escoteiro. Atingiu-se todo o conteúdo didático disposto nas especialidades de Primeiros Socorros e Socorrismo, acabando por habilitar os participantes a validar qualquer criança e jovem de seu Grupo Escoteiro em qualquer nível nessas especialidades, que integram o Método Educativo do Escotismo, conforme previsto no Guia de Especialidades Escoteiras. O projeto educativo do Movimento Escoteiro visa contribuir na formação de cidadãos responsáveis que compreendam a dimensão política da vida em sociedade, capazes de desempenhar um papel construtivo na comunidade e que tomam suas decisões guiados pelos princípios escoteiros. Como norte dessa ação desenvolvida, busca-se a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis em sua comunidade, que sejam capazes de transmitir as informações aprendidas e que intercedam na busca por uma sociedade mais equitativa, solidária e fraterna, base do próprio Movimento Escoteiro. Revela-se como um método de ensino que se fundamenta em educar para a liberdade, procurando desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou de habilidades específicas, que se baseiam em princípios técnicos. Vai além ao partir da convicção de que todos são capazes, de que os indivíduos desenvolvam diferentes capacidades e mesmo de que as pessoas oprimidas têm interesse em superar o seu status de grupo menos favorecido. Ademais, os multiplicadores assumem a responsabilidade de transferir o conhecimento recebido por meio de uma linguagem de fácil entendimento, tornando a aprendizagem concreta e acessível, uma vez que fazem parte da realidade ao qual pretendem interceder. O processo de formação de agente multiplicador otimiza diretamente o universo impactado, potencializado pelo conhecimento prevencionista agregado às ações, resultando em comunidades mais resilientes e fortalecendo ainda mais a proposta metodológica que integra o Movimento Escoteiro. Espera-se, com a finalização desse curso, que os chefes escotistas que participaram da ação se considerem aptos a prestar o atendimento direto a acidentes envolvendo participantes de seu grupo, sejam jovens ou adultos, pais ou convidados, na sede ou em atividades externas ao ar livre. Também se espera um impacto positivo dentro dos Grupos Escoteiros dos quais estão inseridos, especialmente voltado à progressão das crianças e jovens quanto às especialidades de Primeiros Socorros e Socorrismo. Por fim, a vivência com uma ferramenta de ensino, como o Google Classroom, tornou possível reconhecer a tecnologia como ferramenta disponível na otimização do processo de aprendizagem a ser aplicado em atividades futuras.

Palavras-chave


Escoteiros; Formação de multiplicadores; Educação prevencionista