Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
VER-SUS MATO GROSSO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS
Lucas Rodrigo Batista Leite, Dimitria Dahmer SANTOS, Erika Aparecida de Oliveira, Romero dos Santos CALÓ, Aparecida Fátima Camila REIS, Rosa Lúcia Rocha RIBEIRO

Última alteração: 2018-03-21

Resumo


Desde 2012 o Projeto VER-SUS/Brasil desenvolvido no Estado de Mato Grosso, protagonizado, inicialmente, por estudantes de Mato Grosso do Sul e, posteriormente, por egressos das primeiras ações. De seu início até 2017, o projeto foi sofrendo mudanças metodológicas, conforme a experiência dos organizadores e à articulação com alguns movimentos sociais. O objetivo desse resumo é discorrer brevemente sobre a metodologia utilizada nas vivências VER-SUS em Mato Grosso, de 2013 a 2017. Trata-se de relato de experiência da atuação dos atores no VER-SUS. Recortamos o período de 2013 a 2017, pelo motivo de ser o primeiro ano a contar com a participação de um dos autores deste. De 2013 a 2015 o projeto foi organizado pelos estudantes egressos das primeiras vivências no estado, articulados no Coletivo VER-SUS Mato Grosso e de 2016 a 2017, por estudantes ligados ao PET Conexões de Saberes/UFMT Cuiabá - ex-viventes do VER-SUS em Mato Grosso e em Sergipe e Pernambuco – que construíram o Coletivo VER-SUS Região Metropolitana de Cuiabá. As vivências organizadas pelo VER-SUS Mato Grosso focavam em visitas às unidades de saúde, espaços comunitários, entre outros, conforme a disponibilidade do município.
A programação não era fixa, sendo que poderia ser alterada a qualquer momento, conforme solicitação dos participantes e/ou gestão municipal. Ao final de cada dia era realizada discussão das visitas. A seleção dos participantes se dava mediante participação presencial em palestra e escrita de carta de intenção – além de inscrição via OTICS. As vivências coordenadas pelo VER-SUS Cuiabá se dividia em duas partes: formação e visitas. A formação acontecia, principalmente, nos primeiros dias e consistia em rodas de conversa sobre temas variados – história do SUS, saúde mental, opressões, como funciona a sociedade, saúde no campo, e etc. – com o propósito de subsidiar os viventes nas visitas e na compreensão das especificidades do local vivenciado. As visitas, assim como nos projetos anteriores, nas unidades de saúde, espaços comunitários, conforme as possibilidades no/do município. Nos processos de formação os participantes eram divididos em grupos, chamados Núcleos de Base, cuja função eram realizar leituras e atividades em conjunto. Esses grupos eram redivididos nas visitas, formando os Grupos de Visita, afim de oportunizar aos viventes a integração entre todos. A metodologia dos grupos foi inspirada no Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e nas vivências realizadas por alguns dos organizadores no VER-SUS em Aracaju e Recife. O processo de seleção dos participantes dava-se presencialmente através de roda de conversa com dinâmicas integradoras e confecção de carta de intenção; na impossibilidade desta, era enviado ao candidato um questionário, com perguntas abertas, no qual o mesmo deveria expor suas intenções em relação ao projeto. Conclui-se que a vivência VER-SUS com espaços de formação é mais produtiva, uma vez possibilitam aos participantes uma preparação teórica antes das visitas, e consequentemente, suas análises são mais detalhadas e críticas. Como nem todos os participantes são da área da saúde, a formação funciona como meio de integração de todos os viventes.



Palavras-chave


VER-SUS MATO GROSSO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS