Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: AÇÃO EDUCATIVA EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE-MS
Luciana Virginia de Paula e Silva Santana, Grazielli Rocha de Rezende Romera, Caroliny Oviedo Fernandes, Larissa Rocha de Rezende, Ana Paula de Assis Sales, Adelmo Benevides de Santana Júnior

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Introdução: A infância é um período em que desenvolve-se grande parte das potencialidades humanas. Os distúrbios que incidem nessa fase são responsáveis por graves consequências no futuro dessa faixa etária; por isso a importância do programa Saúde da Criança do Ministério da Saúde, assim como todas as ações que estão voltadas para garantir um bom crescimento e desenvolvimento a todas as crianças. A taxa de mortalidade infantil vem caindo nas últimas décadas no Brasil. Em virtude de ações de redução da pobreza, ampliação da cobertura da Estratégia Saúde da Família e a outros fatores, os óbitos infantis diminuíram. Na década de 90 as mortes infantis caíram de 47,1 para 15,6 em 2010. Contudo, a meta de garantir a toda criança brasileira o direito à vida e à saúde ainda não foi obtida, pois as desigualdades regionais e sociais perseveram. Muitas mortes de crianças com menos de um ano ainda acontecem no período neonatal, sendo a maioria no primeiro dia de vida. Assim, um número significativo de mortes por causas evitáveis através de ações dos serviços de saúde como a atenção pré-natal, ao parto e ao recém-nascido faz parte da realidade social e sanitária do País. A maior parte do desenvolvimento do cérebro das crianças acontece antes que elas atinjam três anos de idade. Em um curto período de 36 meses, as crianças desenvolvem suas habilidades de pensar e falar, aprender e raciocinar, e começam a constituir os alicerces dos seus valores e comportamentos sociais quando adultos. Esta fase é decisiva para a formação da personalidade de cada pessoa, e junto com as transformações neuropsíquicas e comportamentais estabelecem as bases necessários à construção do ser humano. O equilíbrio futuro deste indivíduo dependerá da harmonia em que ocorreu esse processo. As necessidades biológicas da criança devem ser atendidas em cada etapa do seu processo de crescimento e desenvolvimento, desde a concepção até a vida adulta. Cada etapa se apoia nas conquistas da fase anterior e impulsiona a seguinte. Os direitos da criança devem ser garantidos desde seus primeiros momentos de vida, uma vez que esses primeiros anos fazem parte de um período de mudanças valiosas e que exerce influência duradoura. Em nosso país, o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem estes direitos. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo avaliar e contribuir com o crescimento e desenvolvimento das crianças que se encontram em baixo peso em uma área atendida por uma Unidade Básica de Saúde da Cidade de Campo Grande - MS, trazendo benefícios para a saúde e crescimento das crianças, suas famílias e da comunidade. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma ação, realizada em uma UBSF de Campo Grande - MS, praticado nos dias 05, 12, 19 e 26/05, e nos dias 02 e 09/06 de 2017, na própria Unidade com alunos, professores e pais, onde foram abordados assuntos relacionados a alimentação adequada para cada criança em sua faixa etária;  a importância de uma boa alimentação; aspectos (além da alimentação) que influenciam no crescimento e desenvolvimento infantil; doenças e vulnerabilidades agravadas pela condição do baixo peso e receitas práticas, econômicas e saudáveis que as mães ou responsáveis possam fazer em casa. A população atendida foi crianças baixo peso que foram selecionadas devido os resultados do SISVAN da UBSF. Foram elaborados convites e entregues pessoalmente para pais e responsáveis de 17 crianças. Após o primeiro contato, obteve-se um grupo de 10 crianças e suas respectivas mães e responsáveis. Foram realizados analises dos resultados através da pesagem semanal de todas as crianças da participação do interesse das mães e responsáveis em aprender e contribuir para o crescimento das crianças. Resultados: Pretendeu-se trabalhar com um grupo de 17 crianças e seus pais ou responsáveis, mas por questões particulares da família, houveram 7 (41%) que não participaram do Grupo, e 10 (59%) que participaram ativamente das reuniões e se envolveram na busca de ganho de peso de suas crianças.  Destas 10 crianças, 60% eram meninos e 40% meninas, com idades entre 08 meses a 05 anos e todos com índices de peso abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde para sua idade. Baseando-se na pesagem semanal que era realizada nos dias de reunião, obteve-se um resultado onde 4 (40%) crianças ganharam até 300g, 4 (40%) ganharam de 301 a 600 gramas e 2 (20%) crianças ganharam de 601 a 900 gramas. 100% das crianças ganharam peso.  O exame físico é um procedimento fundamental na obtenção da coleta de dados, pois, com base nele, são levantados dados sobre o estado de saúde das crianças, a fim de avaliar, analisar e planejar a assistência.Conforme o Ministério da Saúde, a variação do peso, com relação à idade da criança, é muito mais rápida do que da estatura e reflete, quase que imediatamente, qualquer deterioração ou melhora no estado de saúde, mesmo em processos agudos. Em um prazo de poucos dias, podem ser observadas alterações importantes no peso, cuja mensuração é mais fácil e mais precisa que à estatura; dessa forma todo ganho de peso para essas crianças torna-se um beneficio ao crescimento das mesmas. O desenvolvimento psicossocial inter-relaciona aspectos biológicos, psíquicos, cognitivos, ambientais, socioeconômicos e culturais, por meio dos quais a criança vai adquirindo maior capacidade para mover-se, coordenar, sentir, pensar e interagir com os outros e com o meio que a rodeia. Conclusão: O crescimento e desenvolvimento das crianças estão relacionados a vários fatores intrínsecos como os genéticos e metabólicos; e extrínsecos (alimentação, saúde, habitação, cuidados com a criança) e, portanto, deverá ser vista como um todo. Deduz-se, por essas razões, que o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento necessita de uma equipe multiprofissional, por necessitar de intervenções que fogem da competência de um só profissional. Observou-se através dessa ação, que estas reuniões facilitaram o acesso das mães e responsáveis a mais informações e deram a oportunidade de sanar dúvidas. Notou-se o interesse em entender e aprender a importância do peso no crescimento das crianças e despertou a atenção para a alimentação e bem-estar das mesas. Diante disso, enfatiza-se que acompanhar o estado de saúde da criança é “cuidar” para que ela atinja o crescimento pessoal e social. A promoção da saúde por meio de ações educativas, atendem também a outras necessidades da criança, tais como amor, nutrição, comunicação, higiene, imunização, sono, afeto e segurança. Para isso, é necessário que as mães sejam orientadas, incentivadas e se sintam seguras nos cuidados com a criança.


Palavras-chave


Saúde da Criança. Baixo Peso. Alimentação infantil.