Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
INTERCÂMBIO INTERNACIONAL NO FORTALECIMENTO DE REDES NA FORMAÇÃO MÉDICA
Vanderléia Pulga, Iury Daron, Iury Daron, Iury Daron, Raquel Buffon, Raquel Buffon, Raquel Buffon

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: O fortalecimento de redes de parcerias é um dos elementos fundamentais na execução de ações colaborativas e solidárias. Através do Programa “Formação de Atores Sociais a partir da Educação Popular em Saúde” da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Passo Fundo/RS (UFFS/PF), foi possível fortalecer redes internacionais entre a UFFS e a Universidade de Bolonha (UNIBO) com estudantes de medicina das duas universidades, docentes e comunidades da região norte do Rio Grande do Sul.

Desenvolvimento e Método: Desde 2013 vem sendo construída parceria entre a UFFS e a Unibo através de ações conjuntas entre professores das duas instituições. Em 2015 e 2016 cinco estudantes de medicina da Unibo realizaram intercâmbio na UFFS. Com permanência solidária e de mais de 30 dias os estudantes, junto com professores da UFFS e da Unibo fizeram visitas em comunidades rurais, urbanas, em serviços de saúde da Estratégia de Saúde da Família, em aulas de Saúde Coletiva e em vivências com os estudantes em Passo Fundo, Pontão, Marau, Palmeira das Missões e Chapecó.

Resultados: Esse processo foi central para troca de conhecimentos e debates sobre os Sistemas Comparados de Saúde com a análise conjunta do Sistema Único de Saúde do Brasil, dos Sistemas de Saúde na Itália e na Europa. Além disso, o conhecimento sobre os processos de formação médica no Brasil e na Itália foi outro elemento de destaque apresentado por todos os envolvidos.

Considerações Finais: Os estudantes e docentes italianos estão buscando no Brasil novos elementos para poder avançar nas reflexões e produções sobre o tipo de organização do sistema de saúde para dar conta dos desafios atuais e preparar a ação médica futura diante do envelhecimento das sociedades e das mudanças no perfil epidemiológico. Esse intercâmbio foi possível pela ação solidária e interinstitucional.

 

Palavras-chave: Intercâmbio internacional. Medicina. Extensão.


Palavras-chave


Intercâmbio internacional; Medicina; Extensão.