Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Apresentação: Atualmente, a nova política educacional implementada nos cursos de graduação em saúde, em especial na área médica, traz consigo a inclusão de experiências inovadoras em práticas pedagógicas, justamente com o intuito de suprir as lacunas no que tange ao conhecimento acadêmico, ainda existentes na grade curricular de muitos cursos superiores, dessa forma, tornando o acadêmico o próprio autor da construção de seu conhecimento e, assim, para que possa adquirir um maior leque de aprendizado. Objetivo: Relatar a importância e a efetivação da inserção do estudante de medicina a uma série de temas científicos ainda não abordados na matriz curricular por meio de métodos ativos e interativos de aprendizagem, finalizando, desse modo, com a proposta da produção de um portfólio como ferramenta avaliativa desse processo de ensino-aprendizagem. Descrição da experiência: A disciplina Seminários Avançados II do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou metodologias de ensino e interação durante o segundo semestre de 2017 com uma turma de 56 alunos do 5º período do curso, em que foram administradas aulas teóricas e metodologias ativas por diversos professores convidados e com as mais variadas especialidades médicas, assim como a colaboração de monitores e ouvintes da disciplina, enfatizando sempre a participação ativa desses graduandos por meio de discussão de casos clínicos, mesas-redondas, seminários e leituras e resenhas acerca de artigos científicos. Sem falar que a maior parte das aulas ministradas abordaram assuntos que não faziam parte da grade curricular do curso, o que ajudou a complementar; também houveram aulas de introdução de temas que ainda seriam abordados em períodos posteriores, sendo, dessa forma, a aplicação de uma abordagem muito mais didática e atraente. Por fim, cada acadêmico produziu um porfólio, com o objetivo de análise e auto-reflexão de todos os temas e atividades efetivadas em sala de aula. Resultados: A dinâmica abordada pela disciplina, sem dúvida, potencializou o encontro entre a educação e a saúde na formação profissional desses acadêmicos e no desenvolvimento do trabalho em saúde. Assim, a disciplina junto à Universidade possibilitou aos estudantes a autonomia para a produção de um ensino muito mais ampliado e enriquecido. Considerações finais: A inovação dessas práticas pedagógicas proposta pela disciplina, notadamente, dinamizou o aprendizado e, assim, possibilitou o compartilhamento do conhecimento e do ensino de uma maneira coletiva, contribuindo positivamente para a co-formação desses futuros profissionais.