Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Dinamização educacional em disciplinas médicas como forma de inovação de ensino em uma Universidade de Manaus.
Juliana Rabelo Balestra, José Corrêa Lima Netto, Luana Sanches da Costa, Izaias Gomes da Silva Junior, Elyson Enrique Campos de Moraes, Flávio Renan Paula da Costa

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: Atualmente, a nova política educacional implementada nos cursos de graduação em saúde, em especial na área médica, traz consigo a inclusão de experiências inovadoras em práticas pedagógicas, justamente com o intuito de suprir as lacunas no que tange ao conhecimento acadêmico, ainda existentes na grade curricular de muitos cursos superiores, dessa forma, tornando o acadêmico o próprio autor da construção de seu conhecimento e, assim, para que possa adquirir um maior leque de aprendizado. Objetivo: Relatar a importância e a efetivação da inserção do estudante de medicina a uma série de temas científicos ainda não abordados na matriz curricular por meio de métodos ativos e interativos de aprendizagem, finalizando, desse modo, com a proposta da produção de um portfólio como ferramenta avaliativa desse processo de ensino-aprendizagem. Descrição da experiência: A disciplina Seminários Avançados II do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou metodologias de ensino e interação durante o segundo semestre de 2017 com uma turma de 56 alunos do 5º período do curso, em que foram administradas aulas teóricas e metodologias ativas por diversos professores convidados e com as mais variadas especialidades médicas, assim como a colaboração de monitores e ouvintes da disciplina, enfatizando sempre a participação ativa desses graduandos por meio de discussão de casos clínicos, mesas-redondas, seminários e leituras e resenhas acerca de artigos científicos. Sem falar que a maior parte das aulas ministradas abordaram assuntos que não faziam parte da grade curricular do curso, o que ajudou a complementar; também houveram aulas de introdução de temas que ainda seriam abordados em períodos posteriores, sendo, dessa forma, a aplicação de uma abordagem muito mais didática e atraente. Por fim, cada acadêmico produziu um porfólio, com o objetivo de análise e auto-reflexão de todos os temas e atividades efetivadas em sala de aula. Resultados: A dinâmica abordada pela disciplina, sem dúvida, potencializou o encontro entre a educação e a saúde na formação profissional desses acadêmicos e no desenvolvimento do trabalho em saúde. Assim, a disciplina junto à Universidade possibilitou aos estudantes a autonomia para a produção de um ensino muito mais ampliado e enriquecido. Considerações finais: A inovação dessas práticas pedagógicas proposta pela disciplina, notadamente, dinamizou o aprendizado e, assim, possibilitou o compartilhamento do conhecimento e do ensino de uma maneira coletiva, contribuindo positivamente para a co-formação desses futuros profissionais.


Palavras-chave


inovação; ensino; metodologias; autonomia.