Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
FERRAMENTA DE GESTÃO KANBAN COMO FACILITADORA NO PROCESSO DE CUIDADO E DIMINUIÇÃO DO TEMPO DE INTERNAÇÃO COM USO DO APLICATIVO TRELLO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETÚLIO VARGAS
Valdelanda Paula Alves, Valdelanda Paula Alves, Valdelanda Paula Alves

Última alteração: 2018-02-19

Resumo


Apresentação: do que trata o trabalho e o objetivo:

A ferramenta de gestão KAMBAM está sendo usado desde 2014, iniciamos o uso da ferramenta por meio de um quadro branco, onde o mesmo ficava exposto nos corredores para deixar visível o número de pacientes internados e acompanharmos o período de internação. Em 2015 a ferramenta no passou a ser usada por meio de um aplicativo, o TRELLO e em seguida foi aprimorado pelos próprios profissionais e a gestão e formalizado por meio de um POP, o mesmo passou a ser usado em todas as clinicas assistenciais e hoje está em processo implementação em outros setores. O objetivo principal é quantificar e sinalizar o tempo de permanência dos pacientes nas Unidades de Internação.

Desenvolvimento do trabalho: descrição da experiência ou método do estudo

KANBAN passou a ser usada em todas as clínicas por meio de um aplicativo e  foi transformado em uma ferramenta e dispositivo de gestão da clínica, que indica e monitora, por cores, o tempo de permanência dos pacientes internados nos leitos das unidades. Como o KANBAN foi amplamente divulgado e o uso do aplicativo facilitou o acesso as informações de maneira pratica, melhorou a adesão de todos os profissionais. Nas reuniões com a equipe multidisciplinar discutimos sobre a classificação da assistência, os cuidados de acordo com o diagnóstico e quadro clínico de maneira a acompanhar o período de internação prevista mais de perto, participando de todo o processo e condutas, discutindo e dividindo demandas, diminuiu o tempo de internação e proporcionando a alta segura e referenciando a atenção básica.

Resultados e/ou impactos: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados no estudo:

A ferramenta viabilizou também diagnosticar, monitorar e avaliar os motivos de aumento do tempo de permanência dos pacientes nas Unidades de Internação, identificando as causas (médicas e não médicas) de longa permanência e possibilitou medidas de intervenção saneadoras; promover a integração e a disseminação das informações para as equipes assistenciais de forma simples e objetiva, favorecer a comunicação entre todas as Unidades do hospital; fomentar e alimentar o mapa de leitos que será utilizado pelo núcleo interno de regulação e pela governança do HUGV e configurar como um DISPARADOR para aprimorar a gestão hospitalar e a gestão da clínica.

Considerações finais:

KANBAN busca estabelecer metas a fim de aumentar a eficácia e a eficiência do tratamento e, com isso, reduzir o tempo de permanência dos pacientes internados nas Unidades. O KANBAN deverá ser apresentado nas reuniões do Colegiado Ampliado e poderá ser o DISPARADOR de discussões, análises e formulação de intervenções que irão otimizar a gestão da clínica, como também, a gestão hospitalar como um todo. A diretoria de assistência à Saúde é de que seja respeitada a realidade atual do HUGV, mas buscando evidências científicas que servirão de parâmetros a serem atingido quanto ao tempo de internação por especialidade.

 

 

 


Palavras-chave


Kanban; instrumento de gestão; assistência em saúde