Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: DIÁLOGO ATIVO COM O ARCO DE MAGUEREZ NO CURSO DE PEDAGOGIA – Santarém/Brasil
Izabel Alcina Soares Evangelista

Última alteração: 2017-11-09

Resumo


Apresentação. Ao iniciar o ano letivo de 2017/01 com a disciplina: Pedagogia em Ambientes não Escolares no Centro Universitário Luterano de Santarém – CEULS/ULBRA, não houve dúvida na fase do planejamento em perceber, que seria oportuno desenvolver uma metodologia  diferenciada, ou seja, a Metodologia da Problematização - MP com base nas cinco etapas do Arco de Charles Magueres. Logo na primeira aula lancei a proposta para a turma e todos aceitaram, visto que, seria inovador implementar as Metodologias Ativas de Aprendizagem no curso de Pedagogia. Para desenvolver a MP em ambientes não escolares e aceitando sugestões da turma, foram escolhidos duas instituições para realização de visita técnica com objetivo de conhecer a realidade destes espaços e identificar in loco o problema para posterior intervenção. Os locais foram a Pastoral do Menor, no bairro do Aeroporto Velho, que oferece vários cursos para famílias de baixa renda e a Fundação de Educação Social Francisca do Rosário Carvalho – FRARC no bairro do Santarenzinho que desenvolve por meu das artes a educação social e inserção cidadã, atendendo mais de oitenta crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Desenvolvimento da experiência: Após a visita passamos a desenvolver realmente as cinco etapas  do Arco: 1ª Etapa: observação, realizou-se visitas à instituição para observar, diagnosticar e dialogar com as pessoas para identificar o problema. 2ª Etapa: ponto chave é a identificação do problema que requer solução. 3ª Etapa: teorização, é pesquisa bibliográfica, é a fundamentação teórica acerca problema identificado. 4ª Etapa: hipótese de solução são as discussões para encontrar alternativas para minimizar ou resolver o problema identificado. 5ª Etapa: Aplicação à realidade, é o retorno ao local para realizar a ação/intervenção que favoreça de alguma forma aos participantes da instituição escolhida para realização do estudo. Resultados e/ou impactos: A turma foi dividida em quatro grupos que realizaram atividades com temáticas diferenciadas, sendo dois grupos na FRARC, um voltado ao público  adulto e outro com as crianças, ação sobre motivação: “Eu me amo, não posso mais viver sem mim” e Motivação: valorizando oportunidades. Na Pastoral, dois grupos com os temas: “Alimentação saudável: o sabor de uma boa vida” e “Formação profissional: possibilidades para o mercado de trabalho”. Considerações finais:  o desenvolvimento da MP voltado para atender essas duas instituições não escolares foi uma experiência gratificante, pois realizou-se intervenções assistenciais e educativas com crianças, jovens e adultos atendidos pelas referidas  instituições. A vivência desta prática permitiu realizar o processo de ação-reflexão-ação com a autonomia do acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia, valorizando o que preconiza a Resolução do CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as diretrizes para o curso.


Palavras-chave


Metodologia da Problematização; Arco de Maguerez; Diálogo