Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-30
Resumo
Apresentação: Trata-se do relato da experiência do profissional de odontologia enquanto residente do programa de Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família. É sabido que a formação profissional sofre influência do meio em que está inserida. A área da saúde possuiu em seu histórico um período de modelo curativista nos serviços de saúde prestados. O Sistema Único de Saúde (SUS) propõe um sistema com princípios doutrinários de universalidade, equidade e integralidade, personificando o conceito ampliado de saúde. Responsabilizou-se em promover a qualificação dos recursos humanos com objetivo de assistir à saúde da população em equipe de forma multiprofissional. Essa realidade visa uma formação qualificada para o fortalecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva de atenção integral, priorizando ações de promoção, proteção e prevenção. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada a partir da visão de do residente de odontologia inserido no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Belém. Desenvolvimento do trabalho: O residente de odontologia é alocado em Unidades de Saúde da Família e no Programa Saúde na Escola, Centro de Especialidades Médico e Odontológicas (CEMO), além de vivência de gestão nas Secretarias Municipais de Saúde da Capital Belém e região metropolitana, Ananindeua. Referente a unidade de saúde da família cito a de Ananindeua, bairro de Águas Lindas e a de Benevides, bairro Santos Dumont. Já no PSE a vivência ocorreu no Projeto Consultório Itinerante de Odontologia, em Belém, bairro Guamá, inserido na área compreendida pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). O residente no local de prática é supervisionados por preceptores (profissionais da área de formação afim) que coordenam e orientam o desenvolvimento das atividades em ensino-serviço. Vale ressaltar que o aspecto ético, o compromisso e o trabalho em equipe foi levado em consideração de forma a desenvolver um trabalho multidisciplinar na medida do possível, realizando atividades educativas, salas de espera, conscientização da equipe e dos usuários do serviço, visitas domiciliares, entre outros. Resultados: A experiência vivenciada pelo residente demonstrou a possibilidade integrar teoria e prática. Preconiza pelo nível de assistência da Atenção Básica de forma a fazer compreender a organização do Sistema Único de Saúde. Possibilita a compreensão das especificidades da odontologia para os demais profissionais. Além de levar a reflexão da prática enquanto profissionais que anteriormente condicionava a uma conduta exclusivamente clínica. Repensar a atuação não somente como profissional, mas sobretudo como pessoa, haja vista que proporciona contato com a realidade social das famílias, através das visitas realizadas, percebido também por meio de conversas com os usuários a qual aspectos como falta de informação ou informação inadequada relacionados a atendimentos, medicamentos, higiene, entre outros. Considerações finais: A educação permanente se mostra positiva por contribuir no desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais de forma multidisciplinar para o fortalecimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde com reflexos favoráveis a população.