Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Educação permanente em Saúde: a experiência do profissional de odontologia na Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família
Alessandra dos Santos Tavares Vieira, Michelle Castro da Silva Holanda, Liliane Silva do Nascimento, Isabella Oliveira dos Santos, Amanda Menezes Medeiros, Dimitra Castelo Branco, Pettra Blanco Lira Matos, Andrea Cristina Marassi Lucas

Última alteração: 2018-01-30

Resumo


Apresentação: Trata-se do relato da experiência do profissional de odontologia enquanto residente do programa de Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família. É sabido que a formação profissional sofre influência do meio em que está inserida. A área da saúde possuiu em seu histórico um período de modelo curativista nos serviços de saúde prestados. O Sistema Único de Saúde (SUS) propõe um sistema com princípios doutrinários de universalidade, equidade e integralidade, personificando o conceito ampliado de saúde. Responsabilizou-se em promover a qualificação dos recursos humanos com objetivo de assistir à saúde da população em equipe de forma multiprofissional. Essa realidade visa uma formação qualificada para o fortalecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva de atenção integral, priorizando ações de promoção, proteção e prevenção. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada a partir da visão de do residente de odontologia inserido no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Belém. Desenvolvimento do trabalho: O residente de odontologia é alocado em Unidades de Saúde da Família e no Programa Saúde na Escola, Centro de Especialidades Médico e Odontológicas (CEMO), além de vivência de gestão nas Secretarias Municipais de Saúde da Capital Belém e região metropolitana, Ananindeua. Referente a unidade de saúde da família cito a de Ananindeua, bairro de Águas Lindas e a de Benevides, bairro Santos Dumont. Já no PSE a vivência ocorreu no Projeto Consultório Itinerante de Odontologia, em Belém, bairro Guamá, inserido na área compreendida pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). O residente no local de prática é supervisionados por preceptores (profissionais da área de formação afim) que coordenam e orientam o desenvolvimento das atividades em ensino-serviço. Vale ressaltar que o aspecto ético, o compromisso e o trabalho em equipe foi levado em consideração de forma a desenvolver um trabalho multidisciplinar na medida do possível, realizando atividades educativas, salas de espera, conscientização da equipe e dos usuários do serviço, visitas domiciliares, entre outros. Resultados: A experiência vivenciada pelo residente demonstrou a possibilidade integrar teoria e prática.  Preconiza pelo nível de assistência da Atenção Básica de forma a fazer compreender a organização do Sistema Único de Saúde. Possibilita a compreensão das especificidades da odontologia para os demais profissionais. Além de levar a reflexão da prática enquanto profissionais que anteriormente condicionava a uma conduta exclusivamente clínica. Repensar a atuação não somente como profissional, mas sobretudo como pessoa, haja vista que proporciona contato com a realidade social das famílias, através das visitas realizadas, percebido também por meio de conversas com os usuários a qual aspectos como falta de informação ou informação inadequada relacionados a atendimentos, medicamentos, higiene, entre outros. Considerações finais: A educação permanente se mostra positiva por contribuir no desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais de forma multidisciplinar para o fortalecimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde com reflexos favoráveis a população.


Palavras-chave


Educação permanente; Odontologia; Saúde pública