Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A DIALOGICIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA DISCENTE
ADRIANE DAS NEVES SILVA, CYNTHIA DAS NEVES SILVA, SOLANGE DAS NEVES SILVA, CRISTIANE PEREIRA CUSTÓDIO, MARIA LUCIA ROSA

Última alteração: 2017-11-09

Resumo


Apresentação: As constantes mudanças no cenário da educação nos últimos tempos têm caminhado para uma nova concepção de aprender-ensinar, onde os papeis dos indivíduos envolvidos nesse processo sofrem grandes mudanças. Nesse novo cenário, a presença das novas tecnologias de ensino tem grande impacto, principalmente no ensino a distância, onde passamos da era via correios, onde a aprendizagem ocorria por instrução, para uma era cercada por mídias que intensificam a interação professor-aluno-tutor. Percebemos então a necessidade de romper com os paradigmas tradicionais e abrir o olhar para novas ações. Como diz Freire (2002) apud Ribas (2010): “ninguém nos ensina a fazer essas coisas, mas também não aprendemos a fazê-las sozinhos. Aprendemos a fazê-las interagindo com os outros”. A necessidade dessa interação constante nos faz repensar as práticas pedagógicas que até então utilizamos, e buscar novas metodologias que possam propiciar uma interação mais dinâmica trazendo o discente para o centro do processo de ensino aprendizagem. O diálogo é o elemento fundamental para a prática educativa. Como bem ressaltou Ribas (2010) é importante entender o diálogo como elemento fundamental da relação pedagógica, que traz na estreita relação com os pressupostos freireanos, a importância de conhecer o aluno como agente do processo pedagógico, de entender a valorização do saber do educando. A relação entre os seres é à base do diálogo e da interação, o que implica dizer que de um lado temos a dialogicidade e conscientização e do outro a interação, conforme diz Sabattini (2013, p. 6), que a dialogicidade, aparece como uma das principais justificativas da modalidade Educação à distância.  O que requer do tutor o desenvolvimento de habilidades, onde a capacidade de se comunicar aparece como fator primordial para a relação dialógica, pois não basta apenas conhecimento técnico para que a dialogicidade seja garantida. Como diz Moscovici (2004) o educador necessita de competência interpessoal, que quer dizer ter habilidade de lidar eficazmente com as relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. O tutor nas ações de tutoria é um mediador de diálogos, que promovem aprendizagem e desenvolvimento do aluno, através de estratégias interativas que potencializam o processo de construção do conhecimento dialógico. A base do conhecer e aprender estão na relação estabelecida entre o tutor e aluno, e está é influenciada pelo modo como eles se comunicam entre si, pois essa comunicação conduzirá a relação. Nessa relação o aluno é estimulado, e deve acontecer de forma solidária e interativa, pois por ser construída na base do diálogo e da interação, favorece as relações para a aprendizagem significativa. O estudo teve por objetivo analisar de que forma a aprendizagem dialógica proposta por Paulo Freire pode contribuir como facilitadora da aprendizagem, verificando novas metodologias de ensino, bem como as competências e saberes inerentes ao educador na função de professor/tutor e do aluno na modalidade de Ensino a Distância. Método: Trata-se um estudo descritivo-exploratória com abordagem qualitativa. O público alvo desta pesquisa foram 20 profissionais discentes que participaram de um curso pós-graduação em Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior em Saúde, tendo como foco o questionamento do conceito de Dialogicidade, tanto na teoria quanto na prática da EAD, bem como as práticas didático pedagógicas adotadas pelos tutores nesses cursos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário, onde as perguntas tiveram um caráter investigativo onde foram questionadas as impressões dos discentes quanto a importância da relação dialógica no exercício da tutoria em EaD. Resultados: com o estudo podem-se identificar as contribuições da relação dialógica nas propostas de educação à distância na perspectiva de Paulo Freire. As ferramentas interativas favorecem a aprendizagem colaborativa e o diálogo, o que não garante que as mesmas por si só contribuem para o êxito dos programas a distância, sendo necessário um planejamento de como serão utilizadas as ferramentas interativas. À medida que a interação é fortalecida há potencialização da aprendizagem colaborativa e do diálogo. Conforme ressalta Kenski (2006) à interação pressupõe envolvimento e interagir com informações e pessoas para aprender. Sendo assim, a medida que a interação é fortalecida há potencialização da autonomia e do diálogo. Conforme diz Paulo Freire, o desenvolvimento da autonomia se faz na relação entre os seres por meio de ações dialógicas, onde ao ser estimulado o sujeito é tocado onde através da mediação a aprendizagem nos espaços de aprender e ensinar se torna significativa. A autonomia que o ambiente permitiu, trouxe a responsabilidade pelo seu aprendizado, entendendo o sujeito como elemento imprescindível na relação pedagógica (Silva, 2014), mostrando o que há de comum entre o pensamento de Paulo freire e a Educação a Distância, em que há respeito ao saber do educando, de suas experiências, permitindo a construção do conhecimento (FREIRE, 2006). O papel do tutor e do aluno nos programas de educação a distância são fundamentais para o êxito dos programas em EaD, e o desenvolvimento de habilidades e competências são fundamentais para que a mediação seja favorável no desenvolvimento do curso. Considerações finais: O estudo demonstrou que o diálogo proporcionou um caminho favorável para efetividade das ações no curso, pois quando a interação é pautada no diálogo, trazendo a proposta de valorizar e socializar o conhecimento trazido pelo aluno como eixo do processo de ensino-aprendizagem estará promovendo a construção participativa do conhecimento. E mostra a importância do desenvolvimento de práticas dialógicas, colaborativas que direcionem o discente a autonomia, a partir da formação de vínculos e da afetividade, uma das condições para que as trocas de saberes ocorram, nos espaços virtuais de maneira interativa e que pode contribuir para uma nova proposta no ensino em EaD.

 

Referências:

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

____________. Extensão ou comunicação? 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

KENSKI, VM. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.

MOSCOVICI, F. Desesnvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004. Rede. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/09/2013. Disponível em: https://www.academia.edu/12241730/O_pensamento_pedag%C3%B3gico_de_Paulo_Freire_e_a_Educa%C3%A7%C3%A3o_a_Dist%C3%A2ncia_EaD_aproxima%C3%A7%C3%B5es_entre_dialogia_autonomia_e_emancipa%C3%A7%C3%A3o_atrav%C3%A9s_da_Rede. Acessado em: 10 de Abril de 2016.

RIBAS, IS. Paulo Freire e a EaD: Uma relação próxima e possível. Congresso Brasileiro de Educação a Distância – ABED, Curitiba–Paraná- Junho 2010 disponível em: www.abed.org.br/congresso2010. Acessado em 09 de Abril de 2016.

SABBATINI, M. (2013). O pensamento pedagógico de Paulo Freire e a Educação a Distância (EaD): aproximações entre dialogia, autonomia e emancipação através da Rede. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Manaus, AM – 4 a 7/09/2013. Disponível em: https://www.academia.edu/12241730/O_pensamento_pedag%C3%B3gico_de_Paulo_Freire_e_a_Educa%C3%A7%C3%A3o_a_Dist%C3%A2ncia_EaD_aproxima%C3%A7%C3%B5es_entre_dialogia_autonomia_e_emancipa%C3%A7%C3%A3o_atrav%C3%A9s_da_Rede.   Acessado em: 20 de fevereiro de 2016.

SILVA, Adriane das Neves. Estudo comparativo entre ensino presencial e a distância para educação permanente de profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem. [Dissertação de Mestrado] / Adriane das Neves Silva. – Niterói: [s.n.], 2014. 107 f.


Palavras-chave


interatividade, diálogo, educação a distância, Paulo Freire.