Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O CUIDADO EM SAÚDE ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA JUNTO A IDOSOS MORADORES DE UM BAIRRO DA PERIFERIA BELENENSE
tiago de nazaré das chagas e chagas, Thais regina Alencar Fonseca, Kessia Karoline Dos Santos Botelho, Ingrid Raiane Renê Cordeiro, Sandra Helena Isse Polaro

Última alteração: 2017-11-03

Resumo


APRESENTAÇÃO: Participação e conhecimento são chaves na promoção da saúde (PS), tal como reconhecido de diversas formas na Política Nacional de Promoção da Saúde – PnaPS (BRASIL,2014). Segundo Porto et al (2016), a participação e conhecimento, são assumidos pela PNaPS como estratégicos para a transformação da realidade, o que é explicitado pelo conceito de determinantes sociais, já que a PS deve olhar para além dos muros do setor saúde e incidir sobre as condições de vida das populações. Para tanto é necessário enfrentar as desigualdades sistemáticas, injustas e evitáveis que continuam a marcar sociedades como a brasileira no tocante às inúmeras diferenças.Assim, a produção de saúde e cuidado, deve manter íntima relação entre saúde, participação e produção de conhecimento, o que na prática, representa incorporar o tema na lógica de redes que favoreçam práticas de cuidado humanizadas, pautadas nas necessidades locais, de modo que reforcem a ação comunitária, a participação e o controle social e que promovam o reconhecimento e o diálogo entre as diversas formas do saber (populares, tradicionais e científicos), construindo práticas pautadas na integralidade do cuidado e da saúde (Brasil, 2014).  Desta forma, o programa de extensão “Vivendo e Aprendendo a Envelhecer com Qualidade”, levando em consideração a definição de envelhecimento ativo fornecido pela Organização Mundial de Saúde - OMS (2005), como “o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas”, visa oportunizar que os idosos atendidos pelos serviços da Unidade Municipal de Saúde (UMS) do bairro do Guamá, possam vivenciar uma experiência exitosa ao envelhecer, no que tange as múltiplas faces do cuidar em saúde, melhorando o diálogo entre serviço e usuário, bem  Esta metodologia foi escolhida, com base nos escritos de Martins (2003), onde as cantigas de roda são poesias e poemas cantados em que a linguagem verbal (o texto), e a música (o som), se fundem numa única atividade lúdica, sendo capazes de despertar para o melhor entendimento de temas outrora considerados de difícil compreensão. RESULTADOS E DISCUSSÕES como propiciar a integração entre ensino, serviço e população, colaborando não somente para a melhoria da prática educativa e promoção de saúde, mas também para uma extensão universitária popular, construída de fato em parceria com a sociedade. Tomando como direcionamento a Política Nacional de Educação Popular em Saúde – PNEPS (2012), as atividades realizadas por este programa de extensão, visam promover saúde utilizando-se de uma abordagem problematizadora e horizontal, objetivando a construção de uma consciência crítica, superação das desigualdades sociais e de todas as formas de discriminação, violência e opressão, valorizando a diversidade de saberes e culturas integrando os saberes populares ao cotidiano dos serviços de saúde. Diante desse contexto, objetivou-se neste estudo realizar uma intervenção educativa tendo como público alvo os idosos participantes de um grupo de convivência atuante na UMS do bairro do Guamá, utilizando para isto as cantigas de roda como forma de potencializar o aprendizado sobre o cuidado em saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência, o que segundo Teixeira (2010), significa uma narrativa enriquecida pela fundamentação teórica com a vivência profissional ou pessoal do autor o que proporciona um ressignificado em comparação a textos analíticos. O cenário desta experiência foi a UMS localizada no bairro do Guamá,bairro este, que possui uma população de 94.610 (IBGE, 2012), e surgiu a partir de um processo histórico de higienização de metrópoles, o que culminou em um local marcado por problemas estruturais e sociais, sendo também considerados um dos bairros mais violentos da capital paraense. Possui várias demandas, dentre elas as do setor da saúde. A UMS- Guamá, conta com cerca de 25.300 usuários matriculados, atende a várias especialidades médicas tais como clínica geral, pediatria, ginecologia, dermatologia e pneumologia e oferece aos usuários os programas de diagnóstico etratamento de tuberculose e hanseníase, programa de saúde mental; pré-natal e saúde da criança, controle do tabagismo, e ainda o Programa Hiperdia.  A intervenção educativa consistiu no uso de cantigas de roda, que abordassem o tema “cuidado”, assim, estas cantigas extraídas do seio da cultura popular, abordavam temas como “autocuidado”, “cuidado de si”, e o “cuidar do outro”, onde em ciranda, os idosos e o bolsista do programa, cantavam de forma descontraída e alegre tais cantigas. Ao fim de cada música, era feito uma rodada de interpretação, onde o bolsista atuava como ativador dos processos reflexivos, e os idosos tinham a oportunidade de se questionar e questionar o outro sobre as indagações surgidas durante a atividade. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Participaram 40 idosos, sendo a maioria do sexo feminino (cerca de 35 pessoas), estas pessoas participam do grupo de convivência que exerce suas atividades na UMS do Guamá.  Os idosos participaram de forma satisfatória da atividade, sempre muito amistosas e alegres, foi possível perceber sentimentos de alegria diante das cantigas entoadas pelo grupo, e do movimentar do corpo. As cantigas de roda também são uma forma de expressão e socialização, são uma arte viva e o retrato da cultura popular da oralidade. Ao fim da atividade, foi feita uma rodada de discussão sobre os temas abordados, e dentre as falas, foi possível observar a essência do que vinha sendo cantado, pois dentre os pontos principais estavam: “saber escutar o outro”, “cuidar faz bem”, e” cuidar do ambiente é cuidar também de mim”, que são trechos das cantigas trabalhadas. O som é universal e a música é um tipo especial de som, uma linguagem usada em ritos de passagem, parte integrante da natureza e dos seres humanos. A música possui notável poder para motivar grupos e comunidades (Trezza et al,2007).CONSIDERAÇÕES FINAIS:O processo de educar em saúde é parte essencial do trabalho de cuidar da enfermagem, e pode ser entendido como um diálogo que se trava entre as pessoas com o objetivo de mobilizar forças e a motivação para mudanças, seja de comportamento, atitude ou adaptações às novas situações de vida. Dentre as finalidades do Programa de Saúde da Pessoa Idosa, destacam-se: recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (Silva et al,2007). Do ponto de vista acadêmico, esta atividade proporciona uma experiência sem precedentes para o graduando em enfermagem, pois permite vislumbrar um cuidado centrado na prevenção e promoção da saúde, utilizando mecanismos simples e eficazes para isso, uma vez que a valorização da cultura e do saber popular são de fundamental importância para a aproximação de idosos aos serviços de saúde, podendo acompanhar de perto os resultados que as ações educativas surtem na vida do usuário e na comunidade.


Palavras-chave


Idoso; Educação da População; Atenção Primária à Saúde.