Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Como posso fazer? Quando realizar? Conto com a ajuda de vocês! Uma análise das Teleconsultorias, em Saúde Bucal, do Núcleo de Telessaúde da Bahia
Gladys Reis Oliveira, Erica Lima Costa de Menezes, Adeilda Ananias, karina Rodrigues Lelis, Naiara Andrade, Elis Carla Costa Matos Silva

Última alteração: 2018-05-29

Resumo


A saúde bucal, como campo de atuação da equipe de saúde da família, tem se configurado como um desafio no Sistema Único de Saúde por ultrapassar os limites da boca e exigir a integração de diferentes áreas de conhecimento. Pensar ações de forma ampliada e realizadas por outros trabalhadores de saúde, não apenas o dentista, exige oferta de tecnologias, conhecimentos e apoio que contribuam com esse novo agir.

 

Implantado em 2007, a nível nacional e, na Bahia, em julho de 2013, o Programa Telessaúde Brasil Redes representa uma estratégia que integra comunicação, tecnologia, encurta distâncias e contribui para ampliar a resolubilidade e promover melhorias na qualidade dos serviços e cuidados em saúde. O presente estudo tem por objetivo apresentar uma análise de perfil e satisfação das teleconsultorias em saúde bucal, enviadas no período de janeiro de 2015 a 29 de setembro de 2017 ao Núcleo de Telessaúde da Bahia.

 

Os dados foram retirados da Plataforma do Telessaúde do Ministério da Saúde e as informações referentes à quantidade de telesconsultorias, categoria profissional dos solicitantes, temas e grau de satisfação foram organizadas para a análise. Foram analisadas 404 teleconsultorias, sendo o maior número de solicitações realizadas pelos profissionais que compõem a equipe de saúde bucal (dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal, respectivamente) seguida pelo: enfermeiro, ACS, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e gestores. As questões clínicas foram as que deram origem ao maior número de solicitações, seguida das dúvidas sobre o processo de trabalho. Apenas 51% do total de teleconsultorias enviadas foram avaliadas e dessas, 96% foram classificadas como satisfeitas ou muito satisfeitas e 81% dos solicitantes consideraram que as respostas atenderam totalmente à dúvida apresentada. Por fim, apenas 8,6% do total de teleconsultorias realizadas pelo Núcleo abordaram o tema da saúde bucal, o que torna necessário realizar estudos sobre o cenário para redirecionar as práticas e ampliar a participação, desta maneira o telessaúde como ferramenta de apoio às questões referentes à saúde bucal tem avançado e, nesse sentido, há necessidade de mais apropriação por parte destes profissionais no que tange às ofertas do Telessaúde. A Equipe de Saúde Bucal, apesar de ser em menor número que a Equipe de Saúde da Família, ainda carece fazer uso de forma mais frequente dos serviços ofertados pelo Telessaúde.

 

Os dados sistematizados, advindos das Teleconsultorias, são utilizados para o planejamento e estruturação das ofertas de educação permanente, por meio do Núcleo de Telessaúde, como: webpalestras, webaulas, mini-cursos, apoio matricial às equipes de campo e de apoio institucional. Essa ação, articulada com a área técnica de Saúde Bucal do estado e, com outros setores Institucionais, busca promover uma qualificação das ações de saúde bucal no estado, bem como uma aproximação com o cotidiano das ações na atenção básica da Bahia.

 


Palavras-chave


Telessaúde; Teleconsultoria, Saúde Bucal, Atenção Primária à Saúde