Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Liga Amazonense de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC): aprofundando conhecimentos sobre Atenção Primária à Saúde na graduação
Ianca Clara Gomes de Almeida, Reginaldo Monteiro De Bessa, Mauro Magaldi Lins

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


As ligas acadêmicas consistem em grupos compostos por discentes e docentes com propósito de estudar determinadas áreas na graduação. Essas entidades têm como objetivo contribuir com o conhecimento, aproximando os estudantes da comunidade e debatendo o conteúdo teórico na universidade. Assim, a Liga Amazonense de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC), desde 2015, realiza reuniões teóricas e institui atividades práticas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Manaus. Por ano, uma média de 25 alunos têm oportunidade de conhecer e praticar os princípios da Medicina de Família e Comunidade (MFC). Este trabalho se objetiva em apresentar a influência das ligas acadêmicas, e em especial da LAMFAC, na formação médica, no reconhecimento e escolha da residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC). Além disso, apontar a interação proporcionada pela liga entre estudantes de diversos períodos com médicos residentes e já formados nessa especialidade.

A LAMFAC introduz os acadêmicos no universo desta especialidade médica através de pesquisa, extensão e ensino. As reuniões quinzenais abordam diversos temas relacionados à MFC e Atenção Primária à Saúde (APS), como método clínico centrado na pessoa, abordagem familiar, prevenção quaternária, saúde mental na APS, entre outros. A apresentação da temática é feita em rodas de conversa com momentos expositivos e/ou práticos, desenvolvimento de role play com participação dos ligantes e convidados, terapia comunitária conduzida por profissional habilitado, simulação de atendimentos em MFC, etc. Nas atividades teóricas, um médico de família e comunidade está sempre presente, de forma a preservar os princípios da especialidade, sobretudo conta com outros profissionais convidados (médicos residentes em MFC, psicólogos, antropólogos, etc.). As práticas dos acadêmicos incluem sua participação em consultas médicas, visitas domiciliares e participação nos grupos de atividades desenvolvidos nas UBS pelos preceptores. Os alunos atuam na educação em saúde, expondo temas pertinentes aos problemas de saúde da comunidade que se inserem.

O aprendizado vivido na LAMFAC, como por exemplo a abordagem centrada na pessoa e a abordagem familiar, estão entre as contribuições que as atividades práticas porporcionam ao acadêmico, ainda que não optem pela MFC como residência médica. Os estudantes podem aprender que a MFC vê as pessoas além das doenças que as acomete e avalia como tais problemas interferem na família e na comunidade.  Portanto, a LAMFAC cumpre seu objetivo de fomentar discussão acadêmica e levar os estudantes para praticar a MFC, sem que estes saiam “pré-especialistas”, mas que possam aplicar algum conteúdo adquirido na liga em sua formação médica.

Conclui-se que as experiências que a LAMFAC proporciona aos acadêmicos são únicas, pois além de complementar sua formação teórica e prática, possibilitam a descoberta de uma maneira diferente de lidar com o paciente, vivenciada pelos médicos de família e comunidade. Além disso, a liga auxilia na desconstrução de estereótipos ligados aos profissionais da MFC, mostrando aos estudantes a importância destes na otimização do atendimento à população e na melhor construção da APS.

Palavras-chave


Educação Médica; Atenção Primária à Saúde; Medicina de Família e Comunidade