Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA POR ENFERMEIROS: A BUSCA POR FORMAS INOVADORAS E EFICAZES DE ENSINO
Suan Kell dos Santos Lopes, Fabiana Santarém Duarte, Gabriela Oliveira de Nazaré, Rebeka Santos da Fonseca, Simone Aguiar da Silva Figueira

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: Os enfermeiros são profissionais que atuam diariamente na realização de ações educativas dentro do meio em que estão inseridos, a partir dessa visão, sua busca por formas educativas simples e fáceis de serem compreendidas pelos usuários se torna um dos seus objetivos no trabalho. Com isso, há a necessidade de o profissional manter-se atualizado constantemente a respeito das tecnologias educativas e ter conhecimento para veicular estas informações por meio dessas tecnologias, usando da criatividade como instrumento no ensino aprendizagem. Estas tecnologias educativas utilizadas relacionam-se com o atendimento humanizado, já que são recursos capazes de aproximar o usuário do trabalhador da saúde, tornando o atendimento mais acolhedor, ágil e resolutivo. Assim, o objetivo deste estudo é relatar a importância do uso de tecnologias educativas a partir da produção de uma tecnologia por discentes de enfermagem.  Desenvolvimento: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido durante aula prática da disciplina Saúde da Mulher em uma Unidade de Referência do município de Santarém-Pa. Resultados: A partir das vivências no local de aula prática, os discentes observaram que as mães tinham dúvidas com relação a pega correta durante a amamentação e que as orientações feitas lhes proporcionavam mais segurança e entendimento sobre a pega correta. Diante dessa visão, os discentes e sua preceptora no final da aula prática, perceberam que a visualização de como é feita a pega correta ainda no pré-natal, facilitava ainda mais essas orientações. Vendo a possibilidade de inserir uma tecnologia educativa que auxiliasse nessas orientações, desenvolveram um par de mamas educativo com um boneco para simular a boa pega durante a amamentação, em que no momento da consulta de enfermagem no pré-natal, as gestantes pudessem visualizar na prática e tirar as dúvidas de imediato. Ao final da aula prática, a equipe pôde compartilhar com a Unidade de Referência esta tecnologia, deixando na unidade para posteriores aulas e para a sua utilização durante as consultas de pré-natal. Considerações finais: Com a produção dessa tecnologia educativa pôde-se constatar a importância dos recursos tecnológicos como auxílio educacional realizadas pelo enfermeiro, tornando as orientações mais acessíveis e simplificadas o que possibilita a prevenção de doenças e promoção da saúde. Também pode-se compreender a relevância da atualização da equipe de enfermagem frente aos recursos tecnológicos, visto que para um melhor desempenho da mesma, esta atualização se faz necessária, e por fim, alcançar metas dos serviços de saúde. Para os discentes foi uma oportunidade de deixar um feedback positivo após suas aulas práticas na instituição e uma forma de identificar soluções através de tecnologias educativas, facilitando o ensino no pré-natal.

Palavras-chave


Tecnologia educativa; Saúde da mulher; Pré-natal