Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A formação de enfermeiros para a gestão e a potência da prática baseada em evidências: um relato de experiência
Michelle Kuntz Durand, Denise Antunes de Azambuja Zocche, Denise Antunes de Azambuja Zocche, Andreia Cristina Dall'Agnol, Andreia Cristina Dall'Agnol

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Introdução: A atuação de profissionais enfermeiros perpassa dimensões variáveis condizentes com suas experiências profissionais e muitas vezes norteados por suas práticas cotidianas. Enfermeiros com bom desempenho assistencial e frágeis na gestão e gerenciamento de enfermagem ou o inverso, expressam uma visível dificuldade de articulação entre as dimensões gerencial e assistencial. Neste contexto, o enfermeiro que está na administração tende a valorizar esta ação como uma proposta que subsidia a viabilização do cuidado, por outro lado, quem está inserido na assistência e/ou no cuidado tende a menosprezar atividades de gestão e gerenciamento, atribuindo-lhe um cunho burocrático e de menor valor. Neste sentido, o ensino das habilidades e competências para exercer a gestão dos serviços hospitalares e o gerenciamento das ações de enfermagem abrange quatro complementares dimensões: administrativa, assistencial, investigativa e educativa, que quando articuladas constituem um instrumento potencializador da reorientação dos serviços, uma vez que o estudante, ao buscar evidências para fundamentar e qualificar suas ações dá visibilidade para o conhecimento produzido por seus pares, fortalece sua autonomia, trabalhando de tal modo para o envolvimento dos atores envolvidos, engendrando um processo de ação-reflexão-ação. No Estágio Supervisionado I, disciplina da nona fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina, são propostas o desenvolvimento dessas quatro dimensões distribuídas por meio de atividades que estejam associadas às demandas de promoção da saúde, articuladas entre si e desenvolvidas no âmbito hospitalar. Objetivo: Ressaltar a importância do estágio supervisionado como estratégia de fortalecimento do uso de evidências científicas no desenvolvimento de habilidades e competências para a gestão dos serviços de saúde e gerenciamento em enfermagem. Desenvolvimento do trabalho: Relato de experiência descrito por meio da vivência de professores da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina nos semestres 2017.1 e 2017.2. O cenário onde as atividades práticas relatadas são desenvolvidas trata-se de um hospital público localizado na região oeste do estado de Santa Catarina. Resultados e/ou impactos: A integração ensino-serviço é um processo de transformação de serviços e profissionais além de fomentar a produção do conhecimento. Assim, o aprender - fazendo se faz entre os plantões diários, nos exercícios constantes de reflexão e nos estudos de caso, os quais propiciam a produção de um fazer fundamentado em evidências. Neste cenário, tais reflexões podem repercutir no processo ensino-aprendizagem para a mobilização de competências na solução de problemas cotidianos, quer sejam eles de cunho assistencial ou gerencial. Desta forma, embasados nas Diretrizes Curriculares Nacionais as quais direcionam instituições de ensino superior para a formação de competências e habilidades gerais de profissionais da saúde atualizados e condizentes com as políticas nacionais de educação, buscamos direcionar nossas práticas embasados em um ensino dialógico o qual permite aos acadêmicos competências, como atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento assim como a educação permanente como ferramenta de aprendizagem e fortalecimento. Dessa forma, como a maioria das competências apontadas pode ser caracterizada como competências gerenciais, o presente trabalho busca descrevê-las e relacionar os conhecimentos necessários para a formação e desenvolvimento dessas competências. Essa classificação trouxe algumas reflexões conceituais que permitem analisar o trabalho do enfermeiro e as relações entre gerência e assistência. Para tanto, a busca de evidências, por meio da dimensão investigativa, mobiliza saberes que podem contribuir no desenvolvimento de práticas educativas, ou seja, o exercício de uma prática reflexiva que articula o mundo do trabalho com a academia, aproximando o processo de formação dos acadêmicos das verdadeiras demandas dos serviços. O desenvolvimento de atividades que articulem as quatro dimensões aprimora as habilidades necessárias para a tomada de decisão, para o raciocínio clínico e comunicação, tornando-os competentes para reconhecer as necessidades humanas básicas apresentadas por cada indivíduo que tiveram contato, além de desenvolver a competência do gerenciamento, a liderança e a autonomia. Durante a prática os acadêmicos visam atender às necessidades de saúde, demandando que os mesmos saibam agir, mobilizar, compartilhar conhecimentos instigando e contribuindo na tomada de decisões frente a respostas práticas e gerenciais, aprender constantemente e engajar-se em respostas às exigências e necessidades de cada área de atuação, buscando aprimorar suas habilidades e vivenciar técnicas algumas vezes ainda não executadas no transcorrer da formação. Sendo que o processo de trabalho em enfermagem está articulado a um processo maior, que é o gerenciamento em saúde onde discorre sobre as intervenções nas necessidades e cuidados a atenção integral ao paciente e família e na organização do trabalho e nos recursos humanos em enfermagem, sendo que a dimensão gerencial demanda do enfermeiro a habilidade de direcionar o processo de trabalho, resgata-se a imperiosa necessidade de atingir e manter o equilíbrio nas relações de trabalho, garantindo o bom e harmônico funcionamento dos setores; prevendo positivas condições para a implementação da qualidade da assistência e com isso alcançando resultados prósperos, aliados a promoção de práticas de ensino-aprendizagem coerentes e condizentes com uma formação atualizada, de qualidade e baseada nos serviços e realidades nacionais, tendo a educação permanente e a qualificação profissional como práticas de ensino e constante aprendizado. Considerações Finais: estas experiências de ensino e de integração com serviços, onde as quatro dimensões estão articuladas, tornam-se exitosas ao auxiliar e fortalecer o aprendizado de uma prática baseada em evidências, além de atender a expectativa e demandas da prática profissional. Percebe-se que os estágios de final de curso os quais exigem habilidades de gestão e liderança geram nos acadêmicos a necessidade de enfrentamentos perante o cotidiano profissional. Permite o exercício acadêmico de rotinas e práticas do cotidiano, onde o acadêmico necessariamente passa a se perceber como futuro profissional e com isso, requer atitude, autonomia, segurança e maturidade. O profissional enfermeiro é o sujeito que articula e integra as ações dos demais membros da equipe, neste sentido, é preciso despertar, aprimorar e aprofundar o desenvolvimento de tais habilidades e competências para o exercício de uma liderança baseada no respeito, competência, constante atualização e confiança. Dessa forma, certamente a inserção do ensino no serviço oportuniza o desenvolvimento e o fortalecimento destas habilidades no decorrer do processo de formação do enfermeiro e na qualificação permanente dos profissionais onde ambos aprendem e promovem a saúde dos envolvidos neste processo.


Palavras-chave


Organização e Administração; Educação em Saúde; Prática Baseada em Evidências