Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A clínica como produção de conhecimento e problematizações nos serviços de saúde em Manaus.
Luana Sanches da Costa, Elizabeth Nogueira de Andrade, Marineide Santos de Melo, Izaias Gomes da Silva Junior, Lázara Gabriela Oliveira Silva, Luciana Costa Pinto da Silva, Elyson Enrique Campos de Moraes, José Victor Santos Neiva

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação: As disciplinas de conteúdo clínico na graduação tem o intuito de prover ao acadêmico problematizações com relação à produção de saúde dos pacientes, colocando os acadêmicos como verdadeiros protagonistas do cuidado no sistema público de saúde. Objetivo: Dessa maneira, a disciplina de Hematologia Clínica, através de metodologias de ensino psicopedagógicas, tem o intuito de inserir o graduando a um leque de problematizações no que tange ao bem-estar do doente na área da Hematologia Clínica, dando ele a liberdade e poder de resolutividade das situações realistas. Descrição da experiência: Foi proposto aos acadêmicos do 5º período do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no segundo semestre de 2017 pela disciplina de Hematologia, devidamente supervisionados pela professora da disciplina, monitores e ouvintes, a realizarem buscas pela produção do cuidado e promoção de saúde dos doentes, realizados no Hospital da Universidade (Hospital Universitário Getúlio Vargas-HUGV), juntamente com parceiras à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON) e à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), por meio da coleta de dados dos pacientes seja pela entrevista clínica seja pela descoberta e resolutividade da problematização colocada a posto. Por fim, cada aluno produzia seu próprio caso clinico baseado na história clínica do doente, e apresentava, frente à professora, monitores e acadêmicos, a sua resolutividade da escolha, devidamente confeccionada nas regras científicas, médicas e ética da comunidade acadêmica e da saúde e, assim, arquivadas para fins de uso futuro. Resultados: Verificou-se que a proposta, visivelmente pedagógica da disciplina, engloba a ideal interação entre ensino, cuidado, serviço e comunidade, capacitando futuros profissionais médicos a produzirem suas próprias resolutividades frente a uma problematização do cuidado e do acesso à saúde. Assim, a disciplina realiza, junto à Universidade, a capacidade de potencializar o encontro entre a educação e a saúde na formação profissional e no desenvolvimento do trabalho no cotidiano, colocando o acadêmico como autor da construção de serviços em saúde cada vez mais resolutivos. Considerações finais: Cada acadêmico, por meio da metodologia, aprofundou-se numa doença específica como problematização da área da Hematologia, logo, ficando o conhecimento das outras patologias não tão consolidados em comparação com aquela que teve um estudo estritamente individual. Notadamente, houve compartilhamento de aprendizado entre a turma, no entanto, não foi possível, por questão logística, colocar cada acadêmico em diversas problematizações ao mesmo tempo, ficando a produção do conhecimento reservada a uma doença específica. Todavia, é fato que a disciplina mostrou-se verdadeira atuante na produção de conhecimento e na capacitação de futuros profissionais, por isso a importância de estabelecer e disseminar essa metodologia nas outras áreas clínicas na graduação médica da Universidade.


Palavras-chave


ensino; serviço; capacitação; hematologia.