Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Preceptoria em saúde e Metodologias Ativas
mauricia monteiro

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


 

Trata-se de um relato de encantamento e deslocamento na prática do trabalho - a partir do conhecimento de tecnologias educacionais usadas nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem – protagonizado por vinte alunos da especialização multidisciplinar em preceptoria e em residência médica no Sistema Único de Saúde- SUS. Curso presencial, realizado em onze encontros mensais de três dias, em um município da região metropolitana da grande Belém do Pará e, tendo como objetivo apresentar a esses profissionais, tecnologias educativas que fomentam a participação efetiva do aluno no processo de ensino-aprendizagem.

Desenvolvimento

Dos muitos indicados pelos gestores locais da secretaria de saúde- SESAU e do centro de ciências da saúde - UEPA, foram selecionados vinte profissionais, entre os que atuam na docência e na assistência ao usuário do SUS, a maioria com alguma experiência em preceptoria. Entre os vinte, apenas duas médicas e uma enfermeira referiram alguma vivência em metodologias ativas, para a maioria foi uma inovação que gerou inicialmente espanto e incredulidade.

No decorrer dos encontros e com as ferramentas pedagógicas sendo apresentadas o encantamento e as transformações começaram a ser espontaneamente testemunhadas: a docente do curso de fisioterapia levou de imediato para sua prática com os alunos o cine viagem, seguido da reflexão sobre o sentimento aflorado e ouviu de muitas vozes que “todos os cursos deveriam ouvir nossos sentimentos “. A médica que assiste na Estratégia Saúde da Família, aplicou junto aos agentes comunitários de saúde -ACS de sua equipe, a problematização, com base na realidade do cotidiano e se entusiasmou com a celeridade que elencaram os problemas e apontaram hipóteses e ao final, na auto avaliação, expressaram o quanto se sentiram partícipes e respeitados em seus saberes.

A auto avaliação, a avaliação do grupo e do facilitador foram adicionados às práticas de trabalho de todos os especializandos inclusive, fizeram muitos relatos de inserção na prática pessoal, familiar.

A escuta qualificada, a autonomia e o protagonismo do aluno - eles vivenciando-as, como alunos do curso – contrapondo-se à prática metodológica que todos viveram na sua formação, seduziu do mais antigo ao mais moderno, sem reservas. E depoimentos com essa afirmação, foram repetidos várias vezes no decorrer da especialização.

Resultados/Impactos

Ao final do curso foi emocionante a narrativa reflexiva de cada um, referindo o deslocamento profissional e como ser humano obtido após conhecerem as metodologias ativas e as tecnologias pedagógicas nela utilizadas. Educadores mais humanos e, referências a arrependimento eficaz de postura equivocadas como docentes cerceadores  de seus alunos, foram algumas sinalizações das transformações advindas das novas construções que ocorreram no processo ensino-aprendizado  dos especialistas em preceptoria no SUS.

Considerações finais

As metodologias ativas não são apenas um método diferente do hegemônico modelo tradicional de ensino e aprendizagem ainda vigente são, em verdade, a oportunidade de que um novo profissional, um novo cidadão se construa, a partir do encantamento em interagir com empatia e respeito pela comunidade e pelos futuros profissionais.


Palavras-chave


metodologias; encantamento , vivência