Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PET/GRADUASUS– UMA VIVÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
Nayara de Oliveira Bitencourt, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Jardel Veloso, Karoline Gomes Broni da Silva, Fabiana Manica Martins, Rina De Freitas Soares, Karla Ferreira De Lima

Última alteração: 2018-06-14

Resumo


Apresentação

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para o curso de fisioterapia preconizam para o acadêmico uma formação generalista, humanista, crítica, reflexiva e ética. A formação deve envolver práticas de intervenção nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos níveis individual e coletivo, visando sempre a saúde integral do ser humano. Para isso, busca articular conhecimentos, habilidades e atitudes que se constrói, dentre outras, na área da Atenção à Saúde. Dessa forma, a participação do acadêmico no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde se faz oportuna e necessária objetivando vivências na Atenção Primária, que permitem práticas relacionadas à gestão em saúde, ensino, serviço e comunidade, associado a uma visão interdisciplinar, nas Unidade Básicas de Saúde de Manaus-AM.

Desenvolvimento

As vivências dentro do PET-Saúde iniciaram em junho de 2015 e acontecem no campo da atenção primária, oportunizando ao acadêmico a visualização e realização das práticas e programas ali desenvolvidos. O acadêmico pôde participar dos atendimentos ambulatoriais e domiciliares junto aos profissionais da estratégia saúde da família bem como participar de forma ativa do diagnóstico situacional, planejamento, procedimentos e ações realizados na UBS.

Resultados

As DCN’s estão em processo de mudança e ainda não se adequaram as grades curriculares conforme o determinado. Assim, a participação do acadêmico de fisioterapia em um programa como o PET-Saúde permite um contato mais próximo com o serviço realizado pela atenção primária, provocando sua aproximação com a comunidade e suas particularidades. O acadêmico participa de todas as ações desenvolvidas pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), envolvendo-se de forma direta nas ações de promoção, prevenção de saúde aos usuários da unidade, além de participar das discussões na Universidade sobre as mudanças curriculares. Atuando dessa forma, como uma estratégia de fortalecimento de mudanças e de formação completa do acadêmico.

Considerações finais

A experiência de vivência da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na Atenção primária, por meio do PET-Saúde permite ao acadêmico a visualização de sua importância e da necessidade de ser explorada durante a graduação. Assim, como a realização do trabalho interdisciplinar para atingir de forma integral o esperado pela Atenção Primária e o almejado pelas DCN’s para o curso de fisioterapia.


Palavras-chave


Diretrizes curriculares, SUS, Formação