Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Formação para formadores em Programas de Residência em Saúde: relatando sobre a experiência da Paraíba
LENILMA BENTO DE ARAÚJO MENESES, Valéria Leite Soares, Jordane reis de Meneses, Adriene Jacinto Pereira, Anderson Rio Branco de Menezes, Fernanda Marques de Sousa, Enildo José dos santos Filho, Débora Raquel Pereira Cavalcante

Última alteração: 2018-01-24

Resumo


Apresentação: os Programas de Residências Profissionais em Saúde objetivam formar profissionais capacitados para atuarem no SUS. Estes Programas atuam na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS) e colocam nos serviços profissionais de diferentes áreas, favorecendo a atenção integral ao usuário, a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe multiprofissional. O crescimento de demandas por proposta educacional na modalidade Residência é cada vez mais presente na formação em saúde, exigindo profissionais que compreendam, acompanhem e orientem as atividades dos residentes no papel de preceptor/tutor. A busca por preceptores/tutores capacitados ao ensino efetivo é iminente, pois a maioria destes são ainda profissionais que reproduzem um modelo tradicional de ensino, que pressupõe a memorização de conteúdo, pouca reflexão das práticas centradas nas especialidades e na fragmentação disciplinar, dificultando processos de trabalho partilhados e interprofissionais. Este trabalho é um relato de experiência sobre o curso de aperfeiçoamento para preceptores/tutores em Residências em Saúde na Paraíba, realizado no período de outubro de 2015 à junho de 2016, pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (NESC/UFPB) em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas, Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de João Pessoa e Cabedelo (SMSJP/SMSC), Secretaria Estadual de Saúde além de outros colaboradores externos. Desenvolvimento: ao identificar fragilidades comuns em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas, tornou-se necessário oferecer aos trabalhadores da saúde, que desempenham a função de preceptoria/tutoria nas Residências em Saúde, conhecimentos necessários a ampliação de seus papéis, levando-os a avaliar e refletir sobre suas práticas e fazeres, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS. Em João Pessoa-PB ao longo dos últimos oito anos, os quatro Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde (PRMS) - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar (RIMUSH), Residência Multiprofissional em Saúde da Criança (REMUSC), Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC) e Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RESMEN) tem o preceptor e o tutor como sujeitos apoiadores/formadores, inseridos no serviço e na academia respectivamente, responsáveis pela formação dos residentes pautada na realidade dos serviços e nas condições de saúde da população, problematizando-as e buscando resolutividade. Somando-se a este contexto, foi percebido que os gestores dos serviços desconheciam os objetivos dos referidos programas e as funções dos residentes, ocasionando resistência para abrirem seus serviços às Instituições formadoras. A oferta do curso reafirmou o compromisso com o profissional que está fora da IES, mas diretamente ligado à formação e com o docente, tendo este a experiência de problematizar o campo de prática, estreitando os laços que envolvem educação, saúde e sociedade. A elaboração inicial do projeto, articulou-se entre os coordenadores dos PRMS, Residência Médica de Família e Comunidade de João Pessoa, alguns tutores e residentes e gestores. Somaram-se a esta iniciativa membros do NESC, representantes de preceptores e das Gerência de Ensino e Serviço (GES) das SMSJP, SMSC e do Estado. Destarte, foi organizada uma agenda de encontros semanais para a construção coletiva do projeto. Na primeira reunião foi solicitado a cada um dos presentes (preceptor, gestor, tutor e residente) que listassem as dificuldades enfrentadas nos Programas. Os problemas elencados subsidiaram a elaboração do projeto. Posteriormente discutiu-se sobre as possíveis parcerias, apoios e patrocínios. Foram pactuados os temas que deveriam ser abordados, estratégias metodológicas, avaliações e possíveis facilitadores, estes escolhidos por familiaridade ou expertise com as temáticas. O projeto após ser concluído foi encaminhado para aprovação nas instâncias formais das instituições envolvidas (ensino e assistência). Após aprovação, a equipe organizadora reuniu-se para definir estratégias de envolvimento e comprometimento dos gestores para apoiarem o curso, garantindo a participação dos preceptores e tutores. Foram elaborados um termo de referência do curso e uma carta de compromisso para todos os gestores, afim de garantir a participação de todos os servidores. Paralelamente foi organizada uma oficina denominada: "Oficina de sensibilização dos gestores para o curso de capacitação de preceptores" com a finalidade de apresentar a programação do curso, obter a assinatura da carta de compromisso e entregar as fichas de inscrições para os preceptores. A oficina constou da seguinte programação: manhã - apresentação dos Programas de Residências em Saúde; apresentação do Projeto do curso; demandas dos cenários de práticas; e a tarde: Grupos de Trabalhos (GT) - Desafios, Potencialidades e Sugestões sobre o campo de prática; e plenária final. O Curso constou de180 horas, organizado em oito encontros presenciais de 16 horas (dois na semana uma vez por mês), totalizando 120 horas. As atividades de dispersão, somando 60 horas, foram orientadas e acompanhadas à distância por professores, por meio virtual. Os objetivos foram: promover a reflexão crítica dos processos de trabalho em saúde; contribuir com a reorientação das práticas norteadoras do ensino; e reafirmar a organicidade da Educação Permanente no cotidiano dos trabalhadores envolvidos com as residências. Os temas que integraram os conteúdos programáticos, foram distribuídos em três eixos temáticos: I- Contexto da Organização das Residências em Saúde - Rede Brasileira de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública; Rede Escola de João Pessoa e a Rede de Serviços; Residências Multiprofissionais em Saúde e a Rede de Serviços; Linhas do cuidado em Saúde; integralidade em saúde; Gestão da Clínica; Atenção Primária à Saúde; Políticas Públicas de Saúde; Políticas Públicas para segmento de população específica. II- Práticas Educativas no Cotidiano do Trabalho em Saúde - Processo de implementação de programas - Estrutura e Organização das Residências em Saúde; Tutoria e Preceptoria nas Residências em Saúde; Oficina de competências; Educação Permanente em Saúde; Planejamento em saúde:-uso de ferramentas no processo de Trabalho; ações pedagógicas - Problematização, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), Espiral Construtivista. III - Contexto da Gestão e das Práticas e Produção do Cuidado em Saúde - Produção do Conhecimento e a formação na Saúde; Processos de avaliação na preceptoria e tutoria; estratégias e formas de avaliação nas residências. Resultados: o curso apresentou-se na forma de unidades facilitadoras, ao invés da abordagem na perspectiva tradicional. Optou-se por discussões pertinentes às realidades de trabalho, campo ou território, onde gestores, preceptores, tutores e residentes estão inseridos. Permitiu a reflexão sobre a prática cotidiana do trabalho em saúde, com vistas a implementação de uma atenção integral e ensino/vivência multiprofissional e interdisciplinar em redes de cuidado mediante as experiências, vivências, saberes e práticas dos profissionais participantes do curso. A avaliação foi através de Banners finais com a apresentação da atividade mais significativa que vivenciaram no curso e através de narrativas escrita dos participantes a partir do seguinte questionamento: Considerando o processo de formação em preceptoria, construa uma narrativa sobre em que medida esta formação contribuiu para o seu trabalho como preceptor/tutor? Considerações finais: A proposta metodológica do curso permitiu entrelaces entre as experiências das preceptorias/tutorias; conteúdos-problema relacionadas às questões práticas trazidas pelos cursistas, que diziam respeito ora aos diferentes modelos de ensino, ora às diversas práticas assistenciais, oportunizando a reflexão, discussão e sistematização das atividades de preceptoria/tutoria. Observou-se a compreensão dos participantes quanto ao papel de preceptor/tutor. A organização e o desenvolvimento do curso propiciou a integração entre os quatro PRMS. Contudo, ainda é necessário que as instituições de ensino e a rede de serviços de saúde compreendam a importância destes programas como ferramenta de fortalecimento da organização do serviço, em relação ao processo de trabalho, itinerário terapêutico dos usuários e ainda Educação Permanente no serviço, priorizando processos formativos.


Palavras-chave


Residência multiprofissional; formação em saúde; preceptoria; tutoria