Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Avaliação da Assistência em um Centro de Referência em psoríase na Paraíba tendo como parâmetro a integralidade do cuidado
Valéria Leite Soares, Márcia Queiróz de Carvalho Gomes, Márcia Queiróz de Carvalho Gomes, Rebecca Porto Arcela, Márcia Queiróz de Carvalho Gomes, Paula Soares carvalho, Rebecca Porto Arcela, Lays França de Queiroga Dutra, Márcia Queiróz de Carvalho Gomes, Rebecca Porto Arcela, Paula Soares carvalho, Rebecca Porto Arcela, Lays França de Queiroga Dutra, Paula Soares carvalho, Paula Soares carvalho, Lays França de Queiroga Dutra, Lays França de Queiroga Dutra

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: a psoríase é uma doença inflamatória crônica, que afeta a pele, unhas e ocasionalmente as articulações com ciclos de remissão e exacerbação. Sua prevalência varia de 0,6 a 4,8% na população mundial, afetando homens e mulheres igualmente. Há uma série de particularidades e comorbidades associadas à psoríase, entre elas a depressão, diabete mellitus, hipertensão arterial, síndrome plurimetabólica, artrite psoriásica, outras. A doença promove limitações e incapacidades afetando a participação social, o lazer, as atividades laborais e de vida diária, sono e repouso, outras. As pessoas acometidas sofrem com preconceitos e estigma devido à aparência inestética de sua pele. Pensar no cuidado em psoríase, é se ater aos princípios da integralidade em saúde através de ações de prevenção de agravos, recuperação e promoção da saúde, através do trabalho interprofissional, favorecendo a qualidade de vida. Os usuários são  avaliadores de como os serviços de saúde prestam assistência, cuidado e resolutividade as suas demandas, tanto na perspectiva individual quanto coletiva. sendo assim, desenvolvemos este estudo no Centro de Referência, Tratamento e Apoio aos Portadores da Psoríase da Paraíba com o objetivo de investigar a satisfação dos usuários do serviço em relação a assistência prestada às pessoas com psoríase que fazem tratamento no referido Centro de Referência, tendo como parâmetro a integralidade no cuidado. Desenvolvimento: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2017, através de entrevista semiestruturada e analisada por meio da Análise de Conteúdo. Participaram 13 sujeitos escolhidos por conveniência. A pesquisa respeitou a Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB) aprovada sob o protocolo n° 6103731.1.0000.5183. Resultados e discussões: Os dados sócio demográficos apontaram uma variação de idade entre 30 e 79 anos, com maior prevalência etária (38%) entre 60 e 69 anos. Mais da metade eram casados (54%) o que pode indicar possível rede de apoio no enfrentamento das adversidades da psoríase. No que se refere a escolaridade (54%) não concluíram o ensino fundamental, somente um sujeito concluiu o ensino médio e nenhum adentrou no ensino superior. Quanto a renda familiar verificou-se que 39% recebem um salário mínimo e os demais apresentam renda entre 2 e 4 salários mínimos, com exceção de um que não possui renda e mora com familiares. Tal fato pode ser indicativo da procura do serviço público de saúde, levando em consideração o alto custo do tratamento da psoríase quanto ao uso de medicamentos biológicos, além de exames e outras demandas. Apesar da baixa renda, 69% dos sujeitos possuem casa própria, em contrapartida verifica-se que 62% residem em outras cidades, longe do local de tratamento e somente 30% utilizam transporte ofertado pela prefeitura, podendo ser significar uma frágil responsabilização dos municípios em disponibilizar acesso aos seus munícipes para tratamento em sua região de saúde, sendo este pré-requisito para ordenação sanitária. O Centro de Referência tem em média 350 usuários cadastrados e uma equipe multiprofissional com Médico e residentes em dermatologia; enfermeira e técnica de enfermagem; terapeuta ocupacional (docente) e discentes do sexto período. Para uma melhor compreensão dos dados coletados, foram criadas três categorias: Categoria I – Percepção dos usuários em relação ao atendimento médico; Categoria II – Percepção dos usuários em relação ao atendimento de enfermagem; e Categoria III – Percepções dos usuários em relação ao atendimento da Terapia Ocupacional. Em relação a Categoria I procuramos saber como os usuários percebiam a consulta médica, se conseguiam esclarecer suas dúvidas, se recebiam esclarecimentos quanto à psoríase, as comorbidades e o tratamento. Os resultados apontaram relação de empatia entre os usuários e o profissional médico. Esta empatia se articula com a formação de vínculo, aspectos importantes na adesão ao tratamento, levando-se em consideração a adversidade da psoríase. A comunicação efetiva na relação médico/usuário foi outro ponto positivo, pois ela melhora a compreensão sobre a doença em si e seu processo, sobre o tratamento e demandas do paciente/usuário. Na Categoria II procurou-se saber sobre o atendimento da enfermagem. As atribuições destes profissionais no serviço vão desde do agendamento dos usuários até a avaliação e consulta de enfermagem, além de várias demandas burocráticas, organizacionais, de exames e medicações. O fluxo de pacientes à sala de enfermagem é intenso o que proporciona uma sobrecarga de serviço. Os dados apontaram que apesar da demanda intensa do serviço, a enfermeira consegue satisfazer o usuário com seu atendimento, acolhendo-o, esclarecendo as dúvidas, explicando sobre o tratamento, exames e demais ações de sua competência. Com relação a técnica de enfermagem, os entrevistados relatam sobre seu trabalho com algumas reservas, citam que poderia ser melhorado, pois em alguns momentos a relação era difícil.  Observou-se que, muitas vezes, a relação com os usuários não colaboravam na formação de vínculos, produzindo um afastamento destes, o que contribui para fragilizar o cuidado. Tal situação não era constante, mas prejudicava o acolhimento, inibindo o usuário de esclarecer suas dúvidas e de dar resolutividade as suas necessidades. Na Categoria III, atendimento da Terapia Ocupacional no serviço - acolhimento do Café da Manhã com Prosa e aplicação dos protocolos de qualidade de vida e das condições articulares respectivamente - Dermatology Quality of Life Index (DLQI) e Psoriatics Arthritis Screening and Evaluation (PASE), que a partir dos escores altos e áreas ocupacionais comprometidas, eram realizadas orientações quanto as atividades cotidianas e proteção articular, observou-se diante das percepções dos entrevistados, que o desenvolvimento da afetividade, sensibilidade e abertura para a escuta e o diálogo, favoreceram o vínculo, a adesão ao tratamento, assim como, mudanças no cotidiano, promoção  do autocuidado e melhor compreensão sobre a doença. Considerações finais: A integralidade no cuidado às doenças crônicas, em especial na psoríase, é fundamental na resolutividade das demandas, levando em consideração a abrangência de diferentes fatores que incidem na qualidade de vida dos sujeitos acometidos. O usuário deve ser acolhido em suas necessidades, e os profissionais serem sensíveis a elas, compreendendo a dimensão da doença e suas repercussões na vida dos acometidos. A humanização do cuidado, o apoio em rede de atenção, o cuidado na clínica e com a subjetividade não são fragmentados. Observamos que os usuários entrevistados se sentem acolhidos pelos profissionais, dando real destaque à atenção dispensada e ao atendimento da demanda. Observou-se maior fragilidade na equipe de enfermagem, o que nos faz refletir sobre a sobrecarga destes profissionais no serviço, sendo esta uma possibilidade, onde a demanda não permite uma maior atenção, apesar do esforço dos profissionais. Entretanto, surgem questões que ainda devem ser investigadas, como as necessidades de espaço físico, infraestrutura, organização do fluxo, reuniões para discussão de casos e a proposta de um trabalho mais incisivo de autocuidado. Ter diferentes profissionais em um serviço, não garante por si só a prática multiprofissional. Os resultados apontaram que a assistência no Centro de Referência está pautada nos princípios da integralidade, há um compromisso da equipe em criar vínculos, acolher os usuários, o que ajuda na corresponsabilidade do tratamento, fazendo com que eles também sejam protagonistas no processo.


Palavras-chave


Psoríase; integralidade; avaliação da assistência