Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Amanda Lorena Gomes Bentes, Bianca Pimentel Silva, Emily Manuelli Mendonça Sena, Jonas Gloria de Oliveira, Veronica Vale de Barros, Marcia Cristina dos Santos Bandeira

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho traz como tema central a função do lúdico no contexto da hospitalização infantil. A criança, mesmo hospitalizada, deve ter preservado seu direito ao brincar. A brincadeira é considerada um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual. Atividades lúdicas podem contribuir na recuperação da saúde de uma criança hospitalizada, ajudando no reestabelecimento motor, sensitivo, social e emocional, sempre atentando para as limitações das condições de saúde da criança. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem na utilização do lúdico como instrumento colaborador no tratamento de crianças hospitalizadas. MÉTODO: A vivência ocorreu por meio da observação do comportamento de crianças hospitalizadas que participavam de atividades lúdicas como desenhos, jogos e pintura. RESULTADOS: Pode-se perceber que as crianças que participavam das atividades lúdicas enfrentavam a condição hospitalar de melhor forma se comparadas as que não participavam das atividades. Quando o ambiente hospitalar está em questão, pode-se afirmar que o lúdico exerce influência comportamental na criança e em sua capacidade de enfrentar a realidade hospitalar. Foi perceptível o aprimoramento da capacidade das crianças que possuem tal atendimento no que diz respeito a respostas positivas em diversos tratamentos de doenças, com isso, é imprescindível desenvolver essas atividades para proporcionar uma saúde mais humanizada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Compreende-se que o lúdico no ambiente hospitalar proporciona a criança melhor aceitação ao tratamento e adaptação a esse ambiente, bem como uma maior socialização com as outras crianças e profissionais, facilitando a interação e compreensão da criança hospitalizada, diminuindo o seu tempo de permanência na instituição hospitalar.


Palavras-chave


Lúdico; Hospital; Enfermagem; Aprendizagem pela Experiência