Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Método Monfort: Método de Reabilitação inédito utilizado na Hidroterapia
Claudia Maria Monforte Magalhães

Última alteração: 2018-03-15

Resumo


Apresentação do que trata o trabalho e Objetivo

Graças a sabedoria fisioterapia milenar em relação as propriedades curativas da água, estudos atuais vêm confirmando resultados bastante expressivos na eficácia da reabilitação aquática, onde a hidroterapia mostra ser um importante recurso dentro da para tratar grande diversidade de afecções.

Existem métodos consagrados em hidroterapia como: Bad Ragaz, Halliwick, Watsu e Ai Chi.

O Método Monfort vem sendo desenvolvido por 30 anos, experiência esta que levou ao aprimoramento de técnicas inéditas cuja resposta de sua eficácia vem sendo mostrada na prática, e sua repercussão vem beneficiando uma grande quantidade de pacientes que se fez uso desta. Este Método se faz diferente dos já apresentados porque é voltado para reabilitar disfunções neuro-músculo-esqueletica, como afecções que acomete a coluna vertebral cervical, torácica, lombar, sacro-coccígea e o complexo do joelho e ombro.

Temos como objetivo, dividir este conhecimento e poder propalar e disseminar este Método, preparando fisioterapeutas e capacitando-os para o mercado, onde os mesmos terão em mãos mais uma ferramenta poderosa em Reabilitação Aquática. Além disso, o Método Monfort oferece aos fisioterapeutas e pacientes uma nova vertente de tratamento dentro da fisioterapia.

 

Desenvolvimento do trabalho – descrição da experiência ou método do estudo

O método foi criado em decorrência da demanda de pacientes que procuravam tratamentos específicos para suas afecções e os métodos tradicionais não supriam suas necessidades.

Nestes anos de construção, o Método Monfort fora aclarado por métodos consagrados com comprovação científica como Maitland, Mckenzie, Mulligan, Alexander, Osteopatia entre outros, não estamos replicando estes métodos mais construindo um embasamento alicerçado que nos possibilitou grande sucesso.

Os equipamentos a serem utilizados na pratica da hidroterapia, são implementos como flutuadores, bastões, extensores barras, etc., e a cada vez mais aparelhos são lançados no mercado para implementar a prática da Reabilitação Aquática.

Cada vez mais aumenta o acervo dos aparelhos lançados no mercado para contribuir com prática da reabilitação aquática.

O Método Monfort se diferencia dos métodos convencionais porque o material a ser utilizado para Reabilitar os pacientes faz uso do próprio seguimentos anatômicos do corpo do fisioterapeuta, ou seja, áreas superficiais côncavas e convexas projeções arredondadas e superfície achatadas.

Estas estruturas entram em Reciprocidade com as estruturas anatômicas do paciente, como se fosse uma luva, proporcionando um molde perfeito em ambas.

A importância relevante da manobra é o fato de proporcionar ao paciente extremo conforto, segurança e estabilidade para tratar seguimentos em disfunção ou lesado.

Importante citar que o fisioterapeuta estabelece uma grande intimidade física com o paciente, onde o fisioterapeuta desenvolve uma grande empatia com o paciente, ou seja apura sua capacidade de sentir e vivenciar algumas emoções dos pacientes, como por exemplo, respiração, frequência cardíaca, tensão muscular, medo, insegurança, aconchego, segurança, entre outros. E o mais importante, desenvolve a percepção dos limites de dor do paciente, tornado indescritível a sensação de amparo e assistência provida pelo fisioterapeuta.

Não podemos deixar de citar que o Método só foi possível ser desenvolvido, pelos estudos acirrados das propriedades físicas da agua, seus prós e contras, podendo realizar as manobras com muita destreza e responsabilidade.

Resultados e ou impactos: Os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa

Como o Método foi aprimorado em detrimento a sensibilidade de estruturas acometidas do paciente é importante salientar que a anatomia palpatória é realizada simultaneamente com as manobras seletivas do Método Monfort, que é o acoplamento das estruturas anatômicas entre fisioterapeuta e paciente.

A acurácia do Método se deu pelo desafio de encontrar os níveis da água ideal para realizar cada manobra seletivamente no intuito de estabilizar os corpos no meio liquido.

Os corpos estabilizados promovem segurança e tranquilidade a ambos. Outro desafio foi desenvolver sistemas de acoplamento entre paciente e fisioterapeuta, para isto temos que levar em conta cada detalhe do biótipo do paciente, como circunferência antropométrica, altura, estrutura muscular, óssea entre muitos outros detalhes.

A biomecânica das manobras foi regida pela localização espacial do corpo do fisioterapeuta em relação ao corpo do paciente para realizar as manobras de acoplamento, ou seja, direções e posições variadas como: de costas, lado, ou frente para o paciente.

O método vem cada vez mais mostrando seu valor, e por todos estes anos os relatos dos pacientes que fizeram uso desta prática mostraram segurança e respeito pelo mesmo.

Atualmente, para comprovar cientificamente a eficácia do método, estamos fazendo um Estudo de Caso com 57 pacientes para que o Método Monfort seja validado.

Durante o tratamento muitos pacientes relatam conforto e alívio das dores instantaneamente, como também o período de tratamento que vai ser necessário para cada paciente, que será estipulado pelo fisioterapeuta onde o resultado comprovará a eficácia do método e a resposta satisfatória.


Palavras-chave


método inovador; reabilitação; hidroterapia