Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-22
Resumo
Apresentação: A prática de campo na disciplina de enfermagem em Saúde Coletiva II tem como principal característica romper com o modelo tradicional e convencional de ensino-aprendizado na saúde, e permitir ao acadêmico vivenciar, problematizar a saúde e discutir a organização do Sistema Único de Saúde brasileiro. Com isso, o acadêmico depara-se com diversas dificuldades vivenciadas pela população ribeirinha, como isolamento territorial, difícil acesso, distancia do centro urbano e na maioria das vezes, sem a cobertura de vários serviços públicos, tais como: saúde, saneamento e educação. Fatos que contribuem para maiores riscos e agravos à saúde. Desta forma, a ação vislumbrou proporcionar, aos acadêmicos de Enfermagem, situações de ensino-aprendizagem através de atividades voltadas para prevenção e educação na atuação prática em saúde das populações ribeirinhas. Desenvolvimento: A Prática de campo foi realizada por 02 docentes e 33 acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas, campus Instituto de Saúde e Biotecnologia, localizado no município de Coari. O deslocamento foi realizado em barco de madeira de pequeno porte e contou com o apoio de 03 tripulantes. As atividades educativas foram direcionadas aos moradores das comunidades rurais São Pedro da Vila Lira e Comunidade Esperança I, localizadas no interior do estado do Amazonas, às margens do Rio Solimões, respectivamente a 15 km e 13 km de distancia do município de Coari. Os acadêmicos formaram duplas ou trios, e sob a supervisão dos docentes, fizeram visita domiciliar com base na Ficha de Visita Domiciliar e Territorial, utilizada pelo Agente Comunitário de Saúde. Adequando as orientações de saúde de acordo com a realidade e peculiaridade de cada família, foram abordados diversos assuntos como: primeiros socorros, uso de hipoclorito para tratamento de água, higiene bucal e corporal, vacinação, tabagismo, alcoolismo, automedicação, planejamento familiar, importância da realização dos exames da próstata, Papanicolau, autoexame das mamas, orientações puerperais, importância do aleitamento materno e realização do pré-natal, controle de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e orientações sobre eliminação de focos de Aedes aegypti. A abordagem foi de forma direta, com convites para participação voluntária de palestras ou vídeo-apresentação realizadas nas escolas, centros comunitários ou em área de recreação. Resultados: A prática de campo durou 04 dias, sendo 02 dias em cada comunidade, embora tenha sido planejada e organizada durante 02 meses. Os ocupantes dormiram em redes, fizeram as refeições e a higiene pessoal no próprio barco. Através dessa atividade, foi possível abordar 69 famílias e vivenciar dificuldade de acesso, falta de saneamento básico, precárias condições de higiene, analfebetismo elevado, baixa renda familiar e pouco conhecimento sobre o processo saúde-doença. Foi grande a aceitação e participação da população, o que permitiu a execução das atividades propostas e grande contribuição no aprendizado dos acadêmicos e docentes. Considerações Finais: Nesta perspectiva, pressupõe-se que as experiências vivenciadas pelos acadêmicos poderão contribuir com um novo olhar sobre a atuação da enfermagem em saúde comunitária, considerando sua complexidade, e a maneira pela qual diferentes populações, em diferentes contextos necessitam de estratégias para ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.